Casa de Portugal de São Paulo quer ampliar sua programação

Com intuito de atrair mais brasileiros, entidade programa uma série de eventos diversificados, iniciando com a 1ª Noite Country.

Por Vanessa SeneMundo Lusíada

Fotos Mundo Lusíada

>> Leo & Alexandre durante o show na Casa de Portugal. AO LADO >> Mauro Fernandes, Vasco Monteiro e José de Sá.

 

A Casa de Portugal de São Paulo iniciou uma nova fase de programação de eventos com a Noite Country, promovida no sábado 20 de junho. De acordo com o diretor cultural da entidade, Vasco Frias Monteiro, é preciso manter a tradição com eventos típicos portugueses, mas também dando um cunho diferente aos eventos da casa, para que seja frequentada pelos brasileiros e principalmente pela juventude.

“O nosso presidente, Dr. Julio Rodrigues, nos dá toda liberdade para fazermos coisas diferentes. E a comunidade luso-brasileira não pode fazer coisas só para os portugueses. Hoje, os portugueses são muito poucos, a vinda dos portugueses para o Brasil já é muito diminuta, e nós temos uma faixa etária de portugueses já bem avançada. Então temos que convocarmos e conclamarmos a comunidade luso-brasileira, principalmente nossos irmãos brasileiros, para comungarem dos mesmos ideais da Casa de Portugal” afirma.

Para Vasco Monteiro, a Casa de Portugal precisa de um desenvolvimento cultural totalmente diferente, para agregar novos sócios e trazer a comunidade brasileira. É por isso que foi promovida a primeira Noite Country, trazendo música deste gênero e um público diferenciado para o seu salão de festas, um evento que poderá ser realizado mensalmente. E outras festas típicas brasileiras estão sendo cogitadas, como por exemplo a Festa de São João, com quadrilhas e músicas juninas.

Um outro evento que deve acontecer ainda este ano será uma festa de rua (em plena Avenida Liberdade), levando a gastronomia e música portuguesa para fora da entidade. “Já estamos em contato com a prefeitura para fecharmos a rua em frente a Casa de Portugal para uma festa anual com ranchos folclóricos não só portugueses como espanhóis, italianos, japoneses e tantos outros com comidas típicas na rua, e o salão de festas da casa como um restaurante bem típico. É isso que pretendemos fazer em breve”, disse Vasco Monteiro, dizendo ainda que a Casa de Portugal não é uma “casa de elite como muitos pensam, mas sim uma casa para tod os os portugueses, luso-descendentes, e não só”.

A primeira Noite Contry da CP contou com duas atrações no palco. Além da dupla sertaneja Leo & Alexandre, esteve se apresentando a Banda Espora Country.

A próxima festa da casa acontece em 24 de julho, em comemoração a mais um ano de fundação da entidade, com a presença de um cantor português e um cantor brasileiro.

Lusos SertanejosLeo & Alexandre é a mais nova voz sertaneja em São Paulo. Filhos de portugueses, ambos luso-descendentes, eles apresentaram seu trabalho pela primeira vez no palco da Casa de Portugal de São Paulo, durante a Noite Country em 20 de junho.

No Pub Marques, de propriedade de Mauro Fernandes (do Buffet O Marques) e pai de Leandro (Leo), a dupla conversou com o Mundo Lusíada contando como surgiu esta parceria e sobre seu primeiro trabalho independente.

A dupla nasceu por uma brincadeira, quando Alexandre tocava no Pub Marques e em algumas vezes o Leandro subia no palco para fazer a segunda voz. Foi numa dessas brincadeiras que eles decidiram iniciar o trabalho da dupla, começaram a correr atrás de gravação e contato com as gravadoras, mas como “gravadora hoje em dia é distribuidora”, diz Alexandre, decidiram continuar com a “cara e coragem”, numa produção independente. E foi assim que saiu o primeiro trabalho da dupla “Leo & Alexandre”.

O CD independente traz composições inéditas de nomes como Elias Muniz e Maria da Paz, e conta ainda com duas músicas de autoria própria. Neste trabalho, a dupla contou ainda com o produtor musical Giba. A programação, se tudo caminhar bem, é lançar um novo CD em meados de agosto.

Sentindo-se honrados pelo convite da Casa de Portugal, eles agradeceram ao presidente Dr. Julio Rodrigues pela oportunidade, e trouxeram para esta noite algo que vai de encontro com os planos da casa – em agregar mais brasileiros e jovens – o sertanejo universitário. Sem esquecer o sertanejo de raiz, também trouxeram ao público presente, canções antigas com timbres e arranjos novos.

O presidente da casa já havia recebido um CD da dupla, e desde que aceitou o convite, todos estiveram na expectativa do show. Ao final da apresentação, ambos mostraram sua satisfação pela recepção do público. “Foi muito caloroso, esperávamos por isso, e o público estava bem animado” referiu Alexandre. “Foi emocionante demais. No final, quando o público ficou agitado, foi emoção total. Dá vontade de ficar ali e não sair mais” diz Leo.

A dupla ainda pretende promover seu primeiro show de lançamento de Leo & Alexandre, este foi apenas um aquecimento. Assim, o público luso-paulista pode aguardar novidades neste meio muito em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend