Casa de Portugal de Praia Grande organiza Festa das Vindimas e 7° Encontro de Concertinas

GFPraiaGrande
Grupo Folclórico Casa de Portugal de Praia Grande – no meio da foto, com as flores, a homenageada Renata. Fotos Ronaldo Andrade/Mundo Lusíada

Por Ronaldo Andrade

Aproximadamente 250 convidados estiveram presentes no dia 28 de fevereiro para prestigiar a Festa das Vindimas e o 7° Encontro de Concertinas, organizado pela Casa de Portugal de Praia Grande em sua sede, na Baixada Santista.
Além dos tocadores do anfitrião da festa, estiveram reunidos representantes de ranchos dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, que puderam se deliciar com variada gastronomia, composta por churrasco, frango, arroz, batata, farofa e salada, além de refrigerante, cerveja e vinho, doces portugueses e, como não poderiam faltar, cestos de uva.
A noite contou ainda com a apresentação da tocata e do Grupo Folclórico Casa de Portugal de Praia Grande, que além das danças típicas fez a representação da colheita das uvas, com o tradicional farnel (representação do farnel, refeição que os camponeses faziam antes ou depois do trabalho na lavoura).
O diretor de folclore do Grupo e organizador do encontro, Antônio Carlos Rodrigues de Almeida, conhecido por Toninho, ressaltou o respeito por parte dos tocadores que se apresentaram, honrando o compromisso anteriormente assumido. Ele lamentou, porém, a baixa adesão dos folcloristas da Baixada Santista, já que a ideia do evento “é aproximar os grupos, ranchos e componentes, pois sentimos grande recepção das outras entidades luso-brasileiras da região. No ano passado realizamos dois encontros, e nossa expectativa é fazermos novos eventos neste ano”, afirmou.

Novo presidente

Novo presidente, Danilo Gonçalves e esposa Cristina.
Novo presidente, Danilo Gonçalves e esposa Cristina.

Em sua primeira festa como presidente da Casa de Portugal de Praia Grande, Danilo Gonçalves ficou satisfeito com o resultado: “Fiquei feliz com a festa organizada pela entidade, só tenho de agradecer aos funcionários, associados e convidados, que prestigiam nossas festas”, afirmou.
O novo mandatário, que já frequenta a casa há 18 anos e que neste período exerceu várias funções, em setores como a Secretaria, Tesouraria, além de ter sido vice-presidente, destacou que pretende, em sua gestão, fortalecer o aspecto social, a cultura e tradição lusitanas, sem se esquecer da infraestrutura do clube: “Planejamos revitalizar a quadras de esportes, entre outras ações que pretendemos implantar para oferecer conforto aos sócios”, disse.

Homenagem a “Nina”
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a homenagem que os componentes do Grupo Folclórico Casa de Portugal de Praia Grande prestaram a Renata Ferreira, carinhosamente apelidada de “Nina”, que após quase 28 anos na casa – ou seja, “toda a minha vida”, nas palavras da homenageada, que completa o mesmo tempo de idade em abril – se despediu do grupo, já que agora, devido a compromissos profissionais e familiares, vai integrar o Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello, de São Paulo:
“É uma emoção muito grande o que sinto neste momento. Sinto deixar o grupo, mas é uma nova fase que se inicia, vai ser difícil, mas estarei aqui, pois continuo como diretora de divulgação da casa, e sempre que possível vou participar dos ensaios e também das festas”, declarou Renata, que é jornalista e filha de um dos ex-presidentes da entidade, Reinaldo Gomes da Silva.
A próxima festa da Casa de Portugal de Praia Grande será no dia 25 de abril, para comemorar o 33° aniversário da entidade. Informações: (13) 3491-4559.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: