Casa de Portugal de Praia Grande comemora 37 anos com fado, folclore e bacalhau

Por Odair Sene
O presidente Albino de Abreu Ferreira e seus diretores recepcionaram muitos convidados no sábado dia 04 de maio na bela sede social da Casa de Portugal de Praia Grande (Canto do Forte) para um animado jantar comemorativo de 37 anos de fundação da entidade.
A diretoria optou por contratar o “Fontoura Buffet” para preparar um cardápio completo, mas com destaque para a suculenta bacalhoada servida como prato principal para mais de 300 convidados. Já no palco quem deu um show e roubou todas as atenções foi a fadista Ana Carla Lemos (que cantou logo depois da apresentação especial do Grupo Folclórico). A Ana foi acompanhada pelos músicos Wallace Oliveira e Igor Rodrigues.
Ao Mundo Lusíada o presidente Albino de Abreu Ferreira falou da programação da noite, do cardápio e das atrações, deste que é principal evento do ano na casa. “Para nós é o mais importante do ano sem dúvida, 37 anos e nós estamos comemorando com muita alegria e na companhia de pessoas que estão conosco desde o início, ainda da época da fundação”, disse.
O presidente valorizou as duas atrações, primeiro o folclore da casa e depois o show da fadista Ana Carla. “Nosso objetivo é justamente variar um bocadinho, fados já faz tempo que não apresentamos e tem tudo a ver, o folclore com fado, com bacalhau, numa casa portuguesa, que seja uma grande festa portuguesa e que os convidados se divirtam, é este nosso desejo”, disse Sr. Albino elogiando o cardápio e a cultura.
A Casa de Portugal de Praia Grande tem uma área de 50 mil metros quadrados, sendo 25 mil metros em área plana e que vem sendo preparada para ser bem aproveitada. Segundo a direção, um dos projetos é implementar ações esportivas com área para a prática de tênis, já tendo inclusive uma quadra num salão coberto para esta modalidade, além da tradicional quadra de saibro ao ar livre, e ambas estão sendo usadas por associados.
“Temos aqui dois professores de tênis trabalhando com seus alunos para podermos expandir na modalidade cada vez mais”, disse destacando que mantém seu Grupo Folclórico que é o “cartão de visitas” da casa ensaiado pela Ana Carla e pela Renata Ferreira.
A Casa contou com presenças importantes como diretores, ex-presidentes (como o Antonio Lopes), além de familiares e muitos convidados. Teve homenagem no palco para a “cria da casa” a fadista Ana Carla, e teve o parabéns cantado no palco com diretores, folcloristas e convidados, como o Nelson Pinho por exemplo, que estava comemorando neste dia 55 anos de Brasil, além de 45 anos de casamento e junto aos 37 anos da casa.

Ana Carla Lemos, a mais nova voz do fado no Brasil

A fadista e a personalidade homenageada nesta noite, Ana Carla Lemos é de Santos, é cria da Casa de Portugal de Praia Grande onde atua com o Grupo Folclórico há muitos anos, sendo como disse sua “segunda casa”.
Ao Mundo Lusíada a fadista disse estar muito feliz em poder cantar no principal evento da entidade e disse achar importante ter a tradição do folclore e do fado, importante para a casa e para a região. “Aqui eu me sinto realmente em casa então estou bem a vontade”, disse ela que apresentou um pouco do fado tradicional, um pouco do fado mais recente, um repertório variado para cerca de uma hora e meia de show.
Ana Carla Lemos nasceu em 17 de abril de 1977, é natural da freguesia de Santa Cruz da Trapa, Concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu (Portugal). Chegou ao Brasil com 8 anos de idade acompanhada dos pais Dona Ermelinda e Sr. José Luiz.
Aos 14 anos na década de 90 iniciou sua trajetória na comunidade portuguesa como componente e mais tarde também ensaiadora do Rancho Folclórico Verde Gaio do Antigo Centro Português de Santos.
Formada em Relações Internacionais no ano de 1999 pela Fundação Lusíada de Santos.
Desde o ano de 2015 a Ana é cantadeira do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande, sendo dela a voz presente no último CD gravado em 2016 e se tornou em 2017 a “diretora de folclore” da entidade.
E já no ano seguinte (2018) ela se lançou como a mais nova voz do fado no Brasil, estreando bem no “Dia de Portugal” em Santos, onde cantou pela primeira vez. A partir deste início vem com frequência fazendo shows em diversas casas de São Paulo e em Santos acompanhando a já consagrada fadista Ciça Marinho.
Contato da fadista: (013) 9.9662-1834

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend