Casa de Portugal ABC comemora Dia de Portugal e 500 anos de Camões com palestra de Ricardo Magalhães

Por Odair Sene 

 

No último dia 07 de junho a Casa de Portugal do Grande ABC realizou um jantar comemorativo ao Dia de Portugal, das Comunidades Portuguesas e 500 anos de Camões com palestra do Professor Ricardo Magalhães.

Presente no evento esteve o vereador Pedrinho Botaro, também o vereador Eduardo Leite como pré-candidato a prefeito de Santo André. Nesta noite esteve presente o também vereador Marcos Pinchiari, além do outro pré-candidato a prefeito Gilvan Júnior (lançado pelo atual prefeito Paulinho Serra).

A abertura do evento e o protocolo esteve aos cuidados do próprio presidente Paulo Freitas, que iniciou com cumprimentos aos presentes, agradeceu líderes associativos presentes, como o Franklin Antero de Sá Pereira que esteve representando o Conselho da Comunidade Portuguesa.

Paulo Freitas também anunciou de imediato o professor, palestrante, orador desta noite Ricardo Magalhães, que é ligado a diversos órgãos e instituições da comunidade portuguesa, especialmente a Casa de Portugal de São Paulo.

O orador falou para o bom público presente que teve, além do jantar, e da palestra do Ricardo Magalhães, um show de música ao vivo com o Francisco Fernandes, o popular “Chiquinho” que apresentou aquele conhecido repertório baseado na discografia do Roberto Leal.

O destaque da noite foi a palestra do professor Ricardo Magalhães, que foi a voz do 10 de Junho nesta noite. Ele falou ao Mundo Lusíada lembrando que já esteve participando como orador também na Câmara Municipal de Santo André.

Relacionando o tema ao nome do jornal, Ricardo Magalhães disse ter falado esta noite justamente do “Mundo Lusíada” – se referindo ao “universo lusófono”.

“O Mundo Lusíada é o mundo da língua portuguesa, e ‘Os Lusíadas’ é a maior obra, o poema épico maior, de todas as línguas, porque ele narra fatos reais, e Luís Vaz de Camões é o maior poeta, tanto que é celebrado um dia de um país no dia da morte desse poeta”, disse Magalhães completando que Portugal é o único país do mundo que tem em sua data magna, “a data de um poeta”, observou.

Ricardo Magalhães também citou a língua portuguesa como uma força “presente nos quatro cantos do mundo, nos cinco continentes, nos sete mares, enfim, Portugal conquistou com a língua portuguesa, o relacionamento com todos os povos do mundo, e isso é representado pelo ‘Os Lusíadas’ de Camões, então pra mim hoje é um dia emocionante, é algo que marcou a minha vida, passei a gostar muito da literatura, da história graças a obra de Luís Vaz de Camões e coincidentemente é o nome do jornal ‘Mundo Lusíada’ melhor que isso não tem para celebrar”, disse ele referindo que o jornal é um “expoente das boas informações, expoente da comunidade portuguesa na parte de mídia, então parabéns pelo Mundo Lusíada, não só escolheu um nome muito bom, mas que representa as boas informações”.

Ricardo Magalhães agradeceu a Casa de Portugal por ter lhe convidado (mais uma vez) porque a primeira vez que o professor foi “orador” foi convidado pelo mesmo Paulo Freitas isso há mais de 10 anos, “agora já sou orador em umas nove sessões solenes em vários outros eventos e sempre graças a Casa de Portugal do Grande ABC”, finalizou.

 

Deixe uma resposta