Casa cheia, folclore e homenagens na Festa da Vindima do Centro Cultural Português de Santos

O Rancho Folclórico Verde Gaio na sede do clube. Confira Galeria de Imagens >>

Por Odair Sene

O Centro Cultural Português de Santos promoveu no dia 10 de março mais um grande evento com casa cheia, cerca de 350/400 pessoas compareceram para a Festa da Vindima, a tradicional colheita das uvas com uma parreira montada no palco.

Com início às 20 horas, a noite foi de muita música folclórica com apresentação de dois grupos: o anfitrião R.F. Verde Gaio e como convidado o Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo. O convite individual ao custo de R$ 85,00 dava direito a uma cesta de uvas e o jantar (churrasco), com bebidas e doces à parte.

A noite também foi marcada por homenagens a pessoas ligadas à entidade que faleceram recentemente. Um minuto de silêncio foi feito em memória de: Armenio Mendes, o cantor Mário Gil, José Augusto de Pinho e ainda ao Sr. Reinaldo Brandão, tudo com comando protocolar do diretor Vasco Frias Monteiro.

Ao Mundo Lusíada o presidente José Duarte falou sobre a noite festiva e sobre a tristeza de ter perdido pessoas tão próximas e queridas. “Nós conseguimos juntar 3 situações no mesmo evento, com homenagens, festa da vindima e muito folclore”, disse ele referindo estar “sem palavras” para agradecer a tantas pessoas que compareceram, fazendo uma referência especial ao presidente da Casa de Portugal de São Paulo, Antonio dos Ramos, dizendo se tratar de um “ícone” da nossa comunidade, que não estava presente mas estava muito bem representado pelo Grupo Folclórico, e pelo diretor Ernesto Lemos que apresentou seu grupo.

Foi feita uma homenagem muito especial ao cantor Mário Gil, falecido em dezembro de 2017. No palco esteve a senhora Alzira Gil a companheira dele por 37 anos e que acompanhou ele por todos os lugares do mundo onde ele se apresentou.
Com tudo isso José Duarte disse que a noite foi “meia amarga” mas era imprescindível lembrar dessas pessoas, já que a casa não pôde cancelar o evento, porque tinham muitos convites vendidos.

Ao Mundo Lusíada o presidente ainda fez questão de agradecer especialmente sua diretoria, citando entre outros: Ana Maria Gonzalez (que há dias teve problema sério de saúde), Vasco Monteiro (que vive a cultura portuguesa em várias entidades), o Eduardo Alves (Kbça), que também tem doado muito seu tempo ao Centro Cultural Português. “E todos que nos ajudam, os componentes, enfim, todos trabalham para que tudo dê certo”.

Ao final Duarte também lembrou de figuras importantes presentes esta noite, como o José Augusto do Rosário, a Dona Celeste Veríssimo, o Secretário de Turismo de Santos, Odair Gonzalez, e ainda o Rogério Santos, secretário de Governo de Santos, e são pessoas que participam muito da entidade.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: