Campinas prepara muita cultura para a XIV Semana Portuguesa

Semana promovida pela Casa de Portugal de Campinas traz culinária, dança, a exposição "A Arte do Azulejo em Portugal" e mostra de cinema.

Da Redação

Como tradicionalmente ocorre em todos os anos, Campinas celebra mais uma edição da Semana Cultural Portuguesa. Entre os próximos dias 03 e 11 de junho, diversos eventos, a maioria realizados na Casa de Portugal de Campinas, traz culinária típica, danças, exposições culturais, torneio de Sueca, missa e festa junina.

Este faz parte dos eventos turísticos e culturais da Prefeitura Municipal de Campinas. Na cidade, vivem cerca de oito mil portugueses; na região 15 mil.

Na Casa de Portugal, o coral Vozes do Outono, com a execução dos hinos nacionais, marca oficialmente o início da XIV Semana Cultural Portuguesa de Campinas no dia 3 de junho, às 20h. A seguir, a palestra do profº José Alexandre dos Santos Ribeiro sobre "Os Lusíadas" em homenagem ao aniversário de Luiz Vaz de Camões, um dos grandes escritores da humanidade.

Entre outras atividades da programação, a novidade esse ano é a exposição "A arte do Azulejo em Portugal", que abre no dia 08 de junho para o público, com imagens do Museu Nacional do Azulejo de Lisboa realizada no Palácio dos Azulejos de Campinas. No mesmo dia, será realizado pela primeira vez um festival de filmes portugueses, com produções inéditas no circuito comercial. O filme de abertura é "A Menina do Rádio" de Arthur Duarte exibido, às 19h30, no Museu de Imagem e Som de Campinas – MIS.

Entre outras atividades da XIV Semana Portuguesa de Campinas, destaque para a abertura das FESTAS JUNINAS, que acontece todos os sábados do mês de junho, com culinária típica portuguesa e apresentação do Rancho Folclórico da Casa de Portugal, composto por 54 integrantes. A entrada nas festas juninas é franca.

A Casa de Portugal fica localizada na Rua Ferreira Penteado, 1349 Cambuí – Campinas / SP. Outras informações no telefone (19) 3252.5752. Confira abaixo a programação completa dos eventos:

• 03/06 – Quarta-feira 20h00 – Abertura da XIV Semana Cultural Portuguesa – 2009 Apresentação do coral Vozes do Outono- Execuções dos Hinos nacionais. Regente: Elizabete Assumpção Profº José Alexandre dos Santos Ribeiro sobre "Os Lusíadas"

• 04/06 – Quinta-feira 19h30 – Início do Campeonato de Sueca Local: Casa de Portugal 20h00 – Outorga do título de cidadão campineiro pela Câmara Municipal ao Sr. Pedro Pinto Peixoto

• 05/06 – Sexta-feira 20h00 – Noite do caldo verde, queijo e vinho (com adesão). Show de canções portuguesas para ouvir e dançar Local: Casa de Portugal

• 06/06 – Sábado 20h00 -Festa Junina – Culinária Típica Portuguesa. Apresentação do Rancho Folclórico da Casa de Portugal Local: Casa de Portugal

• 07/06 – Domingo 09h00- Missa Solene Local: Capela do Hospital Real Sociedade Portuguesa de Beneficência 10h30- Ato Cívico em frente ao busto Camões Apresentação do Coral "Na ponta da língua". Local: Praça Luis de Camões

• 08/06 – Segunda-feira 19h00 – Abertura da exposição "A arte do azulejo em Portugal" Local: Palácio dos Azulejo de Campinas 19h30 – Início do festival de cinema Português com o filme "A Menina do Rádio" de Arthur Duarte Local: Museu de Imagem e Som de Campinas – MIS.

• 09/06 -Terça-feira 19h00- Apresentação do filme "Um filme falado" de Manoel de Oliveira Local: Museu de Imagem e Som de Campinas – MIS. 19h30- Encerramento Campeonato de Sueca

• 10/06 – Quarta-feira 19h00- Apresentação do filme "A Canção de Lisboa" de Cottinelli Telmo Local: Museu de Imagem e Som de Campinas – MIS.

• 11/06 – Quinta-feira 19h00- Encerramento com apresentação do filme "Fado, história de uma cantadeira" de Perdigão Queiroga Local: Museu de Imagem e Som de Campinas – MIS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend