Câmara de São Bernardo promove sessão no “Dia de São Martinho”

"Martinho beba teu vinho e deixa água para o Moinho”.

Da Redação Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

A Câmara Municipal de São Bernardo promoveu, pela primeira vez, uma sessão solene comemorativa ao Dia de São Martinho. Publicado oficialmente no último 08 de outubro, o evento passará a ser anual na Câmara, que este ano contou com a apresentação do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo, além da participação de um coral.

Para relembrar a cultura lusa do dia de São Martinho, o português Manuel Almeida levou ao evento dois galões de vinho, um seco e um suave. “No dia de São Martinho se fura o pipo. Então eu trouxe o vinho e furei dois barris. E as pessoas que se encontravam, os nossos irmãos com muita saudade das suas terras, pareciam crianças com os copos nas mãos para pegar o vinho que saia do pipo”, conta Manuel Almeida.

“O vinho é feito em fins de setembro, começo de outubro, e São Martinho é o patrono dos produtores de vinho, além dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes. E o dia de São Martinho é comemorado porque era o momento que o lavrador ia experimentar o vinho, no Dia de São Martinho”, conta Almeida, português comerciante e produtor de vinho em São Bernardo.

O evento contou com a presença maciça da comunidade portuguesa da região. E o folclore, a música e a distribuição de vinho fizeram a alegria dos convidados.

“Em Portugal isso é muito tradicional. Existe até um verso que diz: No dia de São Martinho vai a adega e prova o teu vinho, no dia de São Martinho fura o teu pipinho, no dia de São

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend