Bingo beneficente reúne comunidade luso-brasileira

 

Odair Sene | Mundo Lusíada

 

No domingo, 04 de junho, o Centro Trasmontano de São Paulo recebeu muitos convidados para o Bingo Beneficente, evento anual da Provedoria Portuguesa de SP, em prol dos idosos do Lar da Provedoria, localizado no Jd. Tremembé, em São Paulo.

 

Em cada ano, uma diferente entidade luso-paulista recepciona o evento da Provedoria. “É uma entidade que não tem glamour, que trata de idosos carentes. Então todos se sentem um pouquinho obrigados a tratar dos nossos patrícios mais necessitados” disse o presidente da entidade, Fernando Ramalho, ao Mundo Lusíada.

 

Muitos objetos foram reunidos para o bingo nesta tarde. Todas as doações são de comunidades portuguesas da região. “As associações luso-brasileiras de São Paulo oferecem presentes para serem sorteados e ‘bingados’ no chá do Lar da Provedoria” informou o presidente Ramalho. “Cada uma dá os seus presentes, pessoas físicas também dão, diretores da Provedoria também, e por isso que conseguimos reunir tantos presentes para hoje sortear”.

 

Sobre o “chá com bingo”, Ramalho defende a iniciativa como um auxílio ao trabalho que deveria ser desenvolvido pelo governo. “Nós estamos fazendo um serviço que cabe ao Estado, que é abrigar os seus cidadãos idosos. Todavia, devido a deficiência do Estado, nós temos a nossa Provedoria, como muitas Ongs que existem cobrem um pouco da deficiência do Estado”.

 

Próximo evento- Antes do Jantar Dançante, um evento anual que será promovido pela Provedoria Portuguesa em São Paulo, acontece nas dependências da entidade um churrasco beneficente, no próximo dia 02 de julho. “São poucos os eventos realizados, mas que já nos ajuda a sustentar o Lar” explica Ramalho.

 

 

Centro de Apoio aos Idosos

 

Além do Lar dos Idosos Carentes, a Provedoria Portuguesa de SP desenvolveu um outro trabalho, paralelo e independente ao primeiro, com intuito de auxiliar das mais variadas formas os portugueses idosos. Entre seus serviços, é fornecido cesta básica, compra de remédios, encaminhamento para aposentadorias, etc.

 

“O Lar para Idosos Carentes sempre foi e é sustentado pela comunidade luso-brasileira de São Paulo”, afirma o presidente da entidade, Fernando Ramalho, explicando como atua diferentemente do Centro de Apoio da Provedoria Portuguesa.

 

 “O Centro de Apoio, que não tem nada a ver com o Lar, é subsidiado pelo governo português. Nós recebemos e aplicamos tudo no Centro de Apoio para auxiliar os portugueses carentes, pobres, necessitados, e as famílias”.

O Centro de Apoio a Portugueses Carenciados, que fica a cargo da Provedoria da Comunidade Portuguesa de SP, foi inaugurado no edifício da Casa de Portugal de São Paulo em junho de 2005. Para o evento estiveram presentes todos os dirigentes associativos do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend