Autoridades marcam presença nos 29 anos da Casa de Portugal do ABC

Por Vanessa Sene

29Anos Casa Portugal ABC (66)
Autoridades presentes no palco da Casa de Portugal do ABC, antes do sorteio de uma camisa da seleção portuguesa entre os presentes, pelo Millennium bcp. No microfone, o secretário de Estado das Comunidades José Cesário saudou a entidade.

A Casa de Portugal do Grande ABC reuniu não só um público máximo de 650 pessoas em seu almoço de 29 anos de fundação, no último 16 de março, como as principais autoridades da região. De Portugal, esteve presente o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e o cônsul geral de Portugal em São Paulo, José Lourenço, além do presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, Antonio de Almeida e Silva. Do ABC Paulista, o prefeito de São Caetano do Sul, Paulo Pinheiro, e o prefeito de Santo André, Carlos Grana, entre vereadores e demais personalidades.
Para o presidente da casa, Paulo Freitas, esse é o resultado do trabalho desenvolvido com o poder público. “É o fato da gestão que está sendo feita, de ter diferenciado um pouco das casas portuguesas” diz o elogiado presidente que traz como diferenciais a recreação infantil, a boa gastronomia, e a mistura com a música brasileira, sempre presente nos eventos. “Nós cativamos o português, mas cativamos mais o luso-brasileiro hoje em dia, que é o nosso maior público” diz Freitas citando que a maior parte dos presentes no almoço era da região do ABC Paulista.
O evento deste ano trouxe Roberto Leal como atração principal, mas a casa pensa sempre em inserir uma brasilidade, como os vídeos de cantores brasileiros, entre eles Claudia Leite, que foram exibidos no telão durante o almoço. “Roberto Leal lançou um novo CD trazendo samba brasileiro. Ele também está se atualizando e modernizando para manter o público, e cada vez mais jovens vem assistir aos shows dele, porque o repertório é diferente”. No palco da casa, Roberto Leal apresentou o seu novo CD “Obrigada Brasil” contando com vozes do samba como Alcione, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Jair Rodrigues, Jairzinho, Luiz Carlos e Luciana Mello.
“A Casa de Portugal está ótima. Para quem começou há 29 anos numa salinha alugada, durante três anos ficou pulando de um endereço ao outro em salão alugado, e hoje tem uma sede própria, moderna e atualizada, é só dar continuidade. Felizmente a Casa de Portugal tem gente para dar essa continuidade” diz Paulo que depois de seis anos encerra sua gestão à frente da entidade no final de 2014. “Inauguramos a Taberna Minhota que não tinha, renovamos a casa, não há muito que se fazer em termos de modernização, é só manter” diz o presidente que permanece com a mesma diretoria para os próximos anos. “E ainda vai ser melhor com o passar do tempo, temos que ser dinâmicos e rápidos, amanhã sempre terá coisas novas. E nesse ponto a Casa de Portugal do ABC é um pouco pioneira”.
O almoço deste domingo teve lotação esgotada há uma semana do evento, a gestão da casa vem dando certo. Uma das apostas da casa será a Copa do Mundo, que trabalha para que a entidade seja um ponto de encontro dos torcedores. Ela abrirá nos jogos de Brasil e Portugal para transmissão das partidas em telão, com entrada franca.

Personalidades presentes
“É um prazer e orgulho enorme fazer parte dessa família. Aqui se realiza eventos de toda natureza sempre de braços abertos e sorriso no rosto, e um coração maravilhoso que tem a comunidade lusa. Toda vez que venho à Casa de Portugal sinto verdadeiramente em casa”, declarou o prefeito de Santo André, Carlos Grana, que elogiou o bacalhau “divino” oferecido e o trabalho desenvolvido pela diretoria.
“A prefeitura não dá conta de atender todas as demandas, então a sociedade civil organizada como é a Casa de Portugal é prestativa de forma excelente para a comunidade. Temos sempre que estreitar, temos alguns planos não só para este ano em abril, mas estamos planejando o futuro em ações integradas entre a Prefeitura e a comunidade” finalizou Grana.
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas esteve no Brasil apenas para participar do almoço da casa. “Estou em São Paulo exclusivamente durante quatro horas para estar presente no 29º aniversário da Casa de Portugal do ABC, que é uma casa que merece muita consideração. Essa é uma comunidade com importância econômica, política e cultural e não quis deixar de marcar presença” diz Cesário que apoia esta e outras casas de destaque na comunidade. “Há um conjunto de casas com quem temos estado a trabalhar em vários pontos do mundo, para que o nosso movimento associativo ganhe uma nova dimensão”.
Ao Mundo Lusíada, Roberto Leal destacou a importância das autoridades presentes no evento. “Eles precisam ter consciência que a presença deles é um estímulo para todas essas pessoas abnegadas que vem relembrar Portugal. A presença deles é uma esperança para que nos acompanhe nos lugares que nós vamos porque nunca vamos deixar de ir, está dentro de nós, dentro da nossa alma” disse o cantor que citou que as autoridades como o Secretário de Estado das Comunidades demonstram assim que a comunidade pode contar com eles.
O prefeito de São Caetano esteve pela primeira vez na entidade que representa uma “comunidade marcante” na região. “Em São Caetano do Sul, onde a minha ligação com a comunidade é mais intensa, estou sempre junto com eles nas padarias onde eles mais têm atividade profissional, estamos sempre em contato, me ajudaram na época de campanha, e isso fez com que esse elo de amizade fosse intensificado” disse Paulo Pinheiro que é descendente de portugueses também.
Logo_Galeria-de-ImagensO padre Antonio Maria fez uma benção no início do evento, e em seguida, viajou para o Rio de Janeiro para celebrar uma das noites da novena de São José na paróquia que cresceu. “Para mim é uma alegria renovada e minha presença quer ser sempre um gesto de gratidão porque devo muito a essa casa. Todos os anos têm um evento em prol das Obras do Novo Caminho, vir aqui além de ser um prazer, até pelo bacalhau e para rever os amigos, é dizer muito obrigado com a benção de Deus” diz o padre lembrando que ano que vem serão 30 anos de fundação.
O padre agradeceu à casa pela divulgação da sua obra na revista anual produzida para esta festa de aniversário, e citou que as doações já ajudaram a levantar a casa que servirá de lar para as crianças carentes em Extrema, Minas Gerais.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: