Ato cívico no Clube Português lembra Camões com declamação de poema e obras raras

Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada

DiaPortugal_ClubePortugues

No Clube Português de São Paulo, a manhã de 09 de junho iniciou as comemorações do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas, com o ato cívico junto ao busto de Camões, nas dependências da entidade.

Promovido em conjunto com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo, presidido por Antonio de Almeida e Silva, era anteriormente feito em frente a Biblioteca Mario de Andrade, no centro de São Paulo, e foi passado para o Clube Português, única entidade que tem o busto de Camões, e que recebeu cerca de 60 pessoas para o ato.

“É um ato singelo, mais um ato de reflexão e reverência, permitindo as pessoas que se pronunciem. Camões é o poeta de todos os tempos, o poeta que maior representa todos os portugueses, tem que ser celebrado e procuramos fazer todos os anos” afirma Antonio de Almeida e Silva.

Segundo Almeida e Silva, o CCLB pretendeu realizar não somente eventos que marquem o Dia de Portugal nas comunidades mas também nos espaços da sociedade civil brasileira. “Não é uma data tão luso-brasileira como o 22 de abril (Dia da Comunidade Luso-Brasileira), este é o Dia Nacional de Portugal, mas também gostamos que os brasileiros participem, estamos tentando fazer isso”.

O presidente do Clube Português, Rui Mota e Costa, afirmou que se orgulha de patrocinar esse evento anualmente. O cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, disse que é importante a comunidade ajudar Portugal, divulgando também a imagem moderna do país. E citou São Paulo como uma das comunidades mais fortes da diáspora.

Maria dos Anjos, diretora cultural do Clube Português. Foto Mundo Lusíada
Maria dos Anjos, diretora cultural do Clube Português. Foto Mundo Lusíada

Ao final dos pronunciamentos, o ator português Tony Correia fez uma apresentação de declamação de poemas e brincou com o público, seguido pelo artista Luiz Gama que também declamou poemas nesta manhã, finalizada com um porto de honra oferecido pelo clube.

Antes da curta solenidade, um espaço dentro da entidade deixou exposto algumas das obras mais raras da Biblioteca João Alves das Neves, do Clube Português. “São alguns livros raros e únicos, e se não expusermos em dias como esse, muitas pessoas não sabem que eles estão aqui. São volumes de datas únicas, acho extremamente importante que temos essas preciosidades, para que outras pessoas possam vir e consultar, e cientificar o quão importante são as bibliotecas no Brasil e no mundo” diz a diretora cultural Maria dos Anjos.

Entre as obras expostas, Vida e Obra de Luis de Camões, e Os Lusíadas todo ilustrado, volumes que só podem ser manuseados com luvas. O horário da Biblioteca é das 10h até 17h.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: