Associação Portuguesa de Desportos comemora centenário com programação virtual

Presidente diz que quer um novo clube, uma Arena moderna e uma Lusa estruturada para um novo século que agora começa.

Por Odair Sene
Mundo Lusíada
No dia 14 de agosto, a Associação Portuguesa de Desportos comemorou 100 anos de fundação, de muitas histórias, muitas conquistas, batalhas internas e externas, mas acima de tudo muita paixão da torcida rubro verde de São Paulo e do Brasil inteiro. Hoje a frase que marca o centenário é “A Lusa é Grande”, dando o sentido de que ela vai voltar à posição que merece.
Infelizmente a Lusa, e os torcedores, bem como a Comunidade Portuguesa, vivem no limite do isolamento social, o que impede uma comemoração mais efusiva, porém já a meia noite a torcida Leões da Fabulosa com número reduzido de torcedores devido à covid-19, deu início às comemorações do centenário em campo, no Estádio do Canindé em São Paulo.
A Leões divulgou nota na qual justificou a comemoração. “Como todos sabem, estamos vivendo o período mais difícil desses cem anos. Desde 2013 nos tiraram, por uma manobra política, a nossa vaga conquistada em campo. No tapetão caímos, e no gramado iremos voltar.”
“Mesmo com esse presente dolorido, nós iremos resistir e vemos que nosso esforço não é em vão. Nos enche de orgulho em ver, cada vez mais, jovens no estádio e é pelas novas gerações que resgataremos o nosso orgulho.”
“Hoje, enfrentamos mais uma grande dificuldade, um problema que o mundo ainda não sabe como enfrentar. Mas o nosso centenário não poderia passar em branco. A nossa festa é para todos que não puderam ir ao Canindé comemorar, devido ao Covid-19. Mais uma batalha que o torcedor irá enfrentar de cabeça erguida.”
Lives marcam o centenário
A programação do centenário seguiu durante todo o dia 14 de agosto. Dia bem recheado porque a Lusa preparou uma live comemorativa às 11 horas, drive thru para venda de produtos às 13 horas no Canindé e às 21 horas no Teatro Gamaro, em São Paulo, também com transmissão ao vivo, o lançamento do filme “Lusitanos – O centenário da Portuguesa”, lançamento oficial do filme com a presença de ídolos eternos da Lusa.
A live apresentada no meio do dia, com apresentação da Tatá e do Everton, foi promovida em parceria com o Grupo São Cristóvão Saúde e apoio de alguns parceiros da Lusa, o clube recebeu personalidades e autoridades numa solenidade com direito a bolo e transmissão ao vivo.
Neste encontro esteve o presidente do Conselho da Comunidade, Dr. Manuel Magno Alves, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Tuma, diretores do São Cristóvão, como o Sr. Luiz Martinho, o diretor do Museu da Lusa Vital Vieira Curto (considerado um patrimônio do clube), e até o Cônsul Geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi, os quais, aliás, falaram ao vivo na transmissão, todos parabenizando o clube e algumas “dicas” como do Sr. Luiz Martinho, que garantiu “novidades” pela frente.
Também nesta live, quem falou foi o presidente Antonio Castanheira, e ele afirmou que tem um “plano de revitalização” da Lusa e mais, já tem o apoio tanto do Eduardo Tuma (Câmara de Vereadores) quanto do prefeito de São Paulo Bruno Covas – ambos aliás são luso descendentes. Castanheira ainda mandou um recado: “para que ninguém mais vire as costas para a Portuguesa, e que os jovens acompanhem e voltem a participar da vida do clube”.
Da comunidade, ao menos que tenha chegado ao Mundo Lusíada, tivemos uma nota da Casa Ilha da Madeira de São Paulo, por meio de seu Presidente da Diretoria José Manuel Dias Bettencourt e do Presidente do Conselho Deliberativo Felipe Gouveia Vieira parabenizando a Associação Portuguesa de Desportos em nome de seu Presidente Castanheira, “pelo Centenário desta associação que representa sim, toda a Malta Luso Brasileira”.
Da mesma forma o presidente da Casa da Madeira de Santos, Fernando Pereira parabenizou a Lusa. “Apesar de não estar dentro da nossa comunidade da Baixada Santista, fica o registro, em reverência a toda a história desempenhada nos cem anos de existência da Lusa em prol da Comunidade Luso Brasileira”.
Presidente Castanheira quer Arena moderna e clube estruturado
Ao Mundo Lusíada, o presidente Antonio Carlos Castanheira falou sobre a mais importante passagem da história do clube, segundo ele “a maior responsabilidade da sua vida” por estar como presidente justamente no centenário do clube.
Castanheira disse que “nada é por acaso”, que a Portuguesa “parou no tempo” e agora vai se preparar para os próximos 100 anos com “muitas coisas a conquistar”, especialmente para voltar ao seu lugar, que é na posição de destaque no cenário nacional.
“É a maior honra e ao mesmo tempo a maior responsabilidade da minha vida ser presidente da Portuguesa justamente no ano do seu centenário, mas eu acho que nada é por acaso. É o momento da Portuguesa se preparar para os próximos 100 anos, ela parou no tempo e não dá mais para ficar assim, e esse é meu objetivo aqui no clube, mudar e colocar de volta ao seu lugar. Serão 100 anos de profissionalismo, de um novo projeto, um novo clube, uma Arena moderna e uma Lusa estruturada para um novo século”, disse o presidente.
Filme inédito fechou as comemorações com chave de ouro
As comemorações do centenário da Associação Portuguesa de Desportos foram encerradas com chave de ouro. Mesmo com pandemia os torcedores da Lusa puderam acompanhar o evento de lançamento do filme “Lusitanos – O centenário da Portuguesa”, de forma virtual, com transmissão ao vivo pelos canais do clube.
O filme tem como entrevistados torcedores ilustres como o maestro João Carlos Martins, craques do passado como Ivair, Basílio, Dicá, Wilsinho, Badeco, Zenon e Marco Antônio, além de símbolos da arquibancada como Kaverna, e autoridades como o cônsul-geral de Portugal em São Paulo.
O documentário é mais uma produção do “Acervo da Bola”, capitaneado pelos produtores Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento. A dupla já assinou outros longas-metragens sobre a Portuguesa, como “Rubro-Verde Espetacular” e “Ivair – O Príncipe do Futebol”.
Um dos idealizadores do projeto, Luiz Nascimento, escreveu sobre o lançamento do filme, sua impressão e agradecimento. “Quem me conhece imagina quantas vezes me emocionei gravando, editando e assistindo a ‘Lusitanos – O centenário da Portuguesa’. O filme foi a realização de um sonho. E a sessão de lançamento superou toda e qualquer expectativa de sucesso que tínhamos”.
Autoridades de Portugal: Voto de louvor pelo centenário foi apresentado na Assembléia da República, em Portugal
Também neste dia 14 de agosto o Mundo Lusíada recebeu o texto apresentado por deputados na Assembleia da República portuguesa, o qual foi assinado pelos deputados do Partido Socialista, Paulo Porto Fernandes, Paulo Pisco, Lara Martinho e Pedro Delgado Alves.
No documento eles citam a Portuguesa de São Paulo como um “símbolo da comunidade portuguesa” no Brasil, que resistiu às piores adversidades e às piores crises, considerada também, por afinidade, como o “clube do coração” da maioria dos brasileiros. Entre lembranças citaram a construção do estádio em 1972 onde teve o Benfica na sua partida inaugural, sendo também um local onde se divulga a cultura e as tradições de Portugal.
Ainda o texto cita grandes jogadores que marcaram a história do clube, alguns que foram revelados na Portuguesa como: Brandão, Felix, Djalma Santos, Enéas, Denner, Ivair, Leivinha e José Roberto, entre outros e ressalta grandes conquistas do clube como de campeão Paulista nos anos de 1935, 1936 e 1973, Rio São Paulo em 1952 e 1955, e Copa São Paulo em 1991, vice-campeão do Brasileiro de 1998 e Fita Azul em 1951, 1953 e 1954.
“A Associação Portuguesa de Desportos, apesar das dificuldades que atravessa atualmente, assim como várias associações da diáspora, é o símbolo da determinação, resiliência e força das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo”.
“A Assembleia da República, reunida em sessão plenária, vem louvar as conquistas e distinções desta associação, destacando a comemoração dos seus cem anos de existência, e exaltando o efeito positivo que apresenta sobre a imagem dos luso-brasileiros e da diáspora portuguesa em todo o mundo”.
Mensagem da Dra. Berta Nunes felicitando a Lusa
A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Dra. Berta Nunes enviou mensagem felicitando a Associação Portuguesa de Desportos pelo centenário, mas também pelo trabalho que o clube luso brasileiro desenvolve:
“Como Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, felicito a Associação Portuguesa de Desportos de São Paulo pelo seu centenário e pelo trabalho que continuamente desenvolve, dando assim um valioso testemunho da presença e integração da Diáspora portuguesa no Brasil”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: