Associação dos Poveiros de São Paulo promove jantar de 22 anos

Por Odair Sene

Poveiros_22Anos

O presidente Isaias José Gomes dos Santos, da Associação dos Poveiros de São Paulo, entidade luso brasileira que representa os emigrantes oriundos da Póvoa de Varzim (norte de Portugal), juntamente com seus pares de diretoria, recebeu convidados na noite de 6 de abril, na sede da entidade, para um jantar comemorativo de 22 anos de fundação.

Para além do jantar, o evento foi marcado pela sessão da Câmara Municipal com várias homenagens. A propositura da solenidade é de autoria do vereador Toninho Paiva, que não pôde comparecer devido um problema de saúde, mas foi representado pela assessora Norma Fabiano.

Ao Mundo Lusíada o presidente Isaias ressaltou a presença de convidados importantes, como do presidente da Câmara Municipal da Póvoa, Dr. José Macedo Vieira, também do deputado Arnaldo Faria de Sá, representantes da prefeitura do Guarujá, a Sra. Teresa Correia Mota, e vários presidentes de entidades co-irmãs de São Paulo, representando casas como Provedoria, Gebelim, Poveiros do Rio, Sindpan, Casa Ilha da Madeira, Império do Minho e outras.

O primeiro mandato do presidente Isaias se encerrou e a diretoria optou pela reeleição para mais dois anos de mandato. Assim, Isaias Santos tomou posse nesta noite para prosseguir à frente da diretoria para seu segundo mandato.

“Nós mantemos nossa entidade basicamente por meio dos nossos eventos mensais, através disso mantemos nossa cultura, nossas raízes e a culinária oriunda do Minho, onde nossa província cultua nosso folclore e as demais tradições. Aqui nós procuramos manter essas tradições vivas”, disse ele ao Mundo Lusíada lembrando que a casa mantém o Grupo Raízes de Portugal associado à entidade, o qual exibe o folclore principalmente nos almoços aos domingos.

Na presidência da Câmara Municipal da Póvoa por 20 anos (no final do seu 5º mandato), o médico Dr. José Macedo Vieira, foi um dos homenageados desta noite e falou aos presentes sobre a província portuguesa.

Ao Mundo Lusíada José Vieira disse ser importante manter este intercâmbio do município junto aos patrícios de São Paulo. “Nem eles devem abandonar suas origens e para nós da Câmara é muito importante que se mantenha essa ligação que eu iniciei há muitos anos”, disse ele que é filiado ao PSD mas deixou claro: “Meu partido em primeiro lugar é minha cidade, depois é o PSD”, referiu.

Sobre a Povoa, José Vieira elogiou a economia local ressaltando o equilíbrio financeiro “anormal em relação ao resto do país” e se auto caracteriza como um “gestor da cidade” e não exatamente como um político, atribuindo a esta característica a estabilidade financeira. “Temos lá 100% de distribuição de água, 86% de atendimento na área do saneamento com um sistema que pertence ao município. Fizemos grandes transformações urbanísticas nos últimos anos e hoje temos uma cidade competitiva, com problemas sim, como no resto do país, mas ainda assim neste ano foi possível até baixar os impostos dos imóveis e ainda um ponto percentual no imposto de renda. Com isso creio que deixo a Câmara numa situação desafogada”.

O jantar de aniversário, realizado na sede da associação, à Rua Dr. Afonso Vergueiro, 1104 na Vila Maria, teve como destaque a solenidade com diversas homenagens, com ênfase a colaboradores da casa, patrocinadores e diretores.

Terminada a solenidade, teve início o jantar com exibição musical do cantor moçambicano Guilherme Silva. Residente em São Paulo, o autodidata aprendeu a tocar e cantar sem nunca ter feito aulas de música. Interpreta do blues ao forró com facilidade, tocando e cantando sozinho. Sua versatilidade a acessibilidade vem facilitando para convites em várias associações luso brasileiras de São Paulo. Confira mais fotos deste e outros eventos AQUI.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: