Associação dos Poveiros de São Paulo comemora 27 anos de fundação

Por Odair Sene
Mundo Lusíada

A Associação dos Poveiros de São Paulo, presidida pelo Lino Fernandes Lage, organizou um jantar, uma noite comemorativa de 27 anos de fundação no sábado, dia 07 de abril, na sede da entidade na Vila Maria.
Ao Mundo Lusíada o presidente Lino falou da comemoração como sendo “muito especial” porque estava prestando homenagens “muito justas”, além da casa cheia, música ao vivo com a Banda Alma Lusíada, fundadores presentes, etc. “Nossa casa foi fundada por meia dúzia de abnegados, alguns já não estão mais entre nós e a vida tem que continuar com as tradições da Póvoa de Varzim”, disse ele se referindo à associação que dirige, como: “nada mais é do que um cantinho da Póvoa em São Paulo”. Lembrando que Povoa de Varzim e São Paulo são formalmente declaradas “cidades irmãs”.
O radialista Martins Araújo abriu a solenidade, o assessor do Toninho Paiva (Cláudio Blanco Alba) fez as apresentações chamando o presidente Lino Lage e a esposa Maria Alice Lage para a frente, juntamente com o presidente do Conselho da Comunidade Manuel Magno, Jorge Rodrigues Rosmaninho, o madeirense José Manuel Dias Bittencourt, o arouquense Artur Andrade Pinto, Antero Pereira do Sindicato dos Panificadores, a representante da Casa dos Poveiros do Rio, Sra. Isaura; também o Toninho – Antonio Augusto Loureiro representante do Gebelinense, e Isaías Gomes dos Santos.
A noite comemorativa foi marcada por homenagens, para várias pessoas. Tradicionalmente, em toda comemoração de aniversário a entidade presta homenagens e este ano não foi diferente. Um nome muito reverenciado foi do fundador Laurentino Vilar, que faleceu mês passado. Também a poveira mais famosa de São Paulo, Dona Fernanda Poveira (Maria Fernanda Pinto), o Sr. Manuel Lourenço e o Sr. Américo Martins da Costa (da Offner). Esta noite também a casa contou com a assessoria do vereador Toninho Paiva que intensificou as homenagens numa solenidade marcada por entregas de muitos diplomas, em nome do vereador, que não pôde comparecer por um problema de saúde.
Chamado a falar aos convidados sobre a casa e sobre homenageados, Jorge Rosmaninho fez referências ao lugar de onde veio (Póvoa de Varzim) ele falou desses portugueses de São Paulo que mantém suas tradições, e citou o Sr. Américo a Dona Fernanda o Sr. Vilar, que são pessoas homenageados nessa noite, com destaque especial para o Sr. Vilar.
Rosmaninho disse que é fundamental reconhecer essas pessoas que trabalharam pela casa, os fundadores que se doaram lá no início para conseguir levantar a casa e manter a casa, “porque eles fizeram muito pela casa” e reforçou que “fundar uma casa é fácil o problema é manter uma casa associativa”.
Falecido recentemente, o fundador Laurentino Vilar foi lembrado por ser uma pessoa que se doava muito em prol da casa. “Laurentino Vilar fazia com que as pessoas pagassem o material, ajudassem a fazer as coisas para que a casa surgisse realmente e depois se empenhou muito para trazer pessoas para essa casa”, disse Rosmaninho num texto lido e pelo qual foi bastante aplaudido.
Outras pessoas também usaram do microfone para mensagens de parabéns, como Antero Pereira, Manuel Magno, Artur Andrade Pinto e José Manuel Dias Bittencourt, a Sr.a Isabel (do Rio) que até cantou um fado; todos parabenizaram a entidade co-irmã.
Quem encerrou as mensagens ao microfone foi o presidente Lino, ele agradeceu a todos e também fez referências ao Laurentino Vilar, agradeceu também o Toninho Paiva e disse que sozinho dificilmente ele faria alguma coisa, fez questão de agradecer às pessoas presentes hoje e outras que já não estão mais entre nós.
O presidente também citou alguns presentes, como familiares do o Sr. Vilar, esposa, filhas. O Sr. Américo Martins da Costa, representado pelo Sr. Isaías. Joaquim Alves da Silva também foi outro chamado que é um dos fundadores da casa. A Maria Fernanda Pinto, que é a primeira pessoa associada da casa e tida como “grande benfeitora” entusiasta e frequentadora da entidade, e Manuel Gonçalves Lourenço, ex-presidente, muito aplaudido por todos.
Assim a Associação dos Poveiros comemorou seu aniversário de 27 anos, fechando a noite com uma farta bacalhoada e muita música ao vivo com a super Banda Alma Lusíada. Nossos Parabéns.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: