Associação de Mato Grosso do Sul completa 84 anos de fundação

Por André Patroni

Os homenageados com familiares.
Os homenageados com familiares.

A Associação Luso-Brasileira de Campo Grande-MS comemorou em 14 de julho seu aniversário de 84 anos.

O evento, celebrado no salão social do Clube Estoril, reuniu membros da colônia portuguesa de Campo Grande que participaram da história da Associação, desde que ainda tinha o nome de Centro Beneficente Português.

Como forma de reconhecer o empenho de todos na construção deste legado, a diretoria executiva decidiu homenagear os membros mais idosos da colônia. A ideia é que essa prática seja constante. “Todos os anos daqui pra frente eu gostaria que fosse homenageado alguém, principalmente aqueles que fizeram a Associação Luso-Brasileira” diz o presidente, Fernando Santos Gonçalves.

Um dos homenageados foi Abadio Cação. Filho de português, nasceu em Campo Grande e se lembra do início da história do antigo Centro Português. “Eu era guri ainda, tinha uns 14 anos, faz uns oitenta anos que eu participo” conta Cação, que dia primeiro de setembro faz 94 anos de idade.

Quem entregou a placa com a homenagem para Cação foi sua neta, Kátia Tognini. Ela destaca a importância do avô em trazer famílias de portugueses para Campo Grande. “Ele, como filho mais velho, ia com seu pai, que era português, buscar em Santos as famílias que eles conheciam de Portugal. Aqui, ajudavam a arrumar emprego, arrumavam casa. Com certeza ele contribuiu para que tivéssemos muitos portugueses em Campo Grande” afirma.

Outro homenageado foi Manuel Cordeiro Damião, português que chegou ao Brasil em 20 de julho de 1946, no porto do Rio de Janeiro, após uma viagem de vinte e um dias pelo oceano. Seu pai, Antônio Damião, o buscou no Rio de Janeiro e o trouxe para Campo Grande. Quando chegou não foi fácil, mas se adaptou. “Ficava triste. Agora não tenho mais saudades, já esqueci, cinquenta e tantos anos, né” diz Damião.

Além de Manuel Cordeiro Damião e Abadio Cação, foram homenageados Conceição dos Santos Leal, Daniel Assis Leal, Noêmia da Silva Marques e Maria Lucilia Nossa Ascenço.

As biografias dos homenageados foram expostas em um mural no salão social, assim como fotos antigas de eventos do Centro Beneficente Português.

O presidente da entidade Fernando Santos.
O presidente da entidade Fernando Santos.

Durante a cerimônia, o diretor financeiro adjunto Antônio Leal solicitou a todos que tiverem registros antigos que entrem em contato com a secretaria do Clube para combinar um dia para digitalizá-los, e assim constituir um arquivo que possa contar mais da história desses 84 anos.

A diretora Maria de Fátima Corado aproveitou para convidar a todos para a feijoada de dia dos pais que será realizada dia 11 de agosto, e o presidente Fernando Gonçalves solicitou aos que tiverem interesse em tirar cidadania portuguesa, ou que tiverem documentos para regularizar, que entrem em contato com a secretaria do clube para agendar atendimento durante a Permanência Consular, que estará na sede da Associação nos dias 05 e 06 de setembro, novamente.

O Rancho Folclórico Tradições Portuguesas apresentou-se e houve declamação de versos por Maria de Fátima Leal e pelo poeta Joaquim Longo, cuja poesia, “As tuas Armas”, está abaixo.

“As tuas armas”
Se a velha Europa que sempre honraste
E o mercado comum não te ajudar
Mostra-lhe as armas com que a salvaste
Quando o sangue do mundo era o teu mar

A ponta das lanças cujas hastes
Eram mastros das velas para o ar
Mostra-lhe a cruz de Cristo que levastes
Aos cinco continentes a rezar

Lembra-lhe as portas do Oriente abertas
Pelos bravos herois das descobertas
Vasco da Gama, Afonso de Albuquerque
Francisco Xavier, João de Brito
Em um número de feitos infinito
Que nem os de Normandia e de Dunquerque

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: