Associação cria rádio e TV para portugueses no exterior

Da RedaçãoCom Agencia Lusa

A Associação dos Portugueses no Estrangeiro (APE) vai lançar em outubro uma rádio e um canal online de televisão com programas dirigidos especificamente aos emigrantes. A informação é do secretário-geral da APE, Gabriel Fernandes.

"A rádio e a televisão vão ser lançadas no próximo dia 14 e vão transmitir todo o plenário do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), que vai ocorrer em Lisboa em 15, 16 e 17 de outubro", disse Gabriel Fernandes à Agência Lusa.

De acordo com o secretário-geral da APE, esta é "uma idéia antiga" daquela associação, que pretende assim "dar mais visibilidade ao CCP", o órgão de consulta do Governo em matéria de emigração.

"Mais de 90% dos portugueses no estrangeiro não sabem o que é o Conselho das Comunidades", frisou.

Com os estúdios montados no mesmo edifício da sede da APE, no Estoril, a rádio e a televisão online vão transmitir programas de informação e debates de temas que interessam aos portugueses no exterior e podem ser acessados através do site www.apeportugal.com.

A rádio, que já está em fase experimental, terá ainda parcerias com rádios locais e, neste primeiro momento, 12 horas diárias de transmissão.

"Vamos estar em sintonia com a Europa, os Estados Unidos, o Brasil e África. Mas temos de analisar o problema da Austrália para ver que programas vamos transmitir de noite", explicou Gabriel Fernandes.

Os testes realizados na emissão de rádio têm sido positivos, com um "feedback muito bom a nível do som", e a própria televisão já foi testada no congresso que a APE organizou no final de julho, em Santa Maria da Feira.

Criada em janeiro de 2007, a APE é uma associação de defesa dos direitos dos trabalhadores portugueses no exterior com sede em Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend