Assembleia Legislativa reúne dirigentes de SP e Baixada para o 10 de Junho

Assembleia10Junho

Por Odair Sene
Mundo Lusíada

A Sessão Solene alusiva ao 10 de Junho: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, foi realizado na noite de 08 de junho na Assembleia Legislativa de São Paulo. Reunindo diversos dirigentes e representantes associativos da comunidade luso-brasileira, o evento anual homenageou 16 personalidades de destaque na relação Brasil-Portugal.
Na formação da mesa solene, o proponente deputado Fernando Capez, José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antonio de Almeida e Silva, presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, o Cônsul Paulo Lopes e a deputada Maria Lucia Amary, que no meio do evento passou a presidir a sessão com a ausência do Fernando Capez, por compromisso em outro evento.
Ainda no início Fernando Capez convidou alguns nomes para se pronunciarem em plenário, em nome dos homenageados falou o Dr. José Renato Nalini, também o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, Antonio de Almeida e Silva, o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, o deputado Arnaldo Faria de Sá e ainda o deputado Delegado Olim.
Promovendo Portugal em São Paulo, o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, através do seu presidente Antonio Almeida e Silva, afirmou ao Mundo Lusíada que este é o 9º ano que o Conselho comanda a solenidade juntamente com a Assembleia Legislativa. “Este ano eu estou muito feliz, pois tivemos um público extraordinário, homenageados como todos os aos de muita expressão, e estamos comemorando o Dia de Portugal com pompa e circunstância” disse Almeida e Silva citando presenças ilustres como o presidente do Tribunal de Justiça e da Academia Paulista de Letras. “É isso que o Conselho tem que fazer, trazer essas autoridades para comemorar conosco. Eu estou muito feliz porque comemoramos como a data merece”.
Ao Mundo Lusíada, o cônsul-geral de Portugal em São Paulo declarou ser um privilégio participar da solenidade desde que chegou a São Paulo, há três anos. “Congratulo com essa iniciativa da principal casa legislativa do Estado de São Paulo, tem sido o deputado Fernando Capez um dos seus grandes promotores, e tenho procurado estar sempre presente desde que cheguei, tenho procurado de alguma forma fazer um pouco este sinal de reconhecimento público pela importância da presença e do lugar que a comunidade luso-brasileira tem nesse país”, disse ele ressaltando ainda o fato da Presidência da República Portuguesa ter, este ano, pela terceira vez consecutiva, condecorado três pessoas de São Paulo, “é um sinal claríssimo da importância que essa comunidade tem”, referiu.
Logo_Galeria-de-ImagensDurante a solenidade, a fadista Marly Gonçalves apresentou fado ao público presente acompanhada dos guitarristas Ricardo Araújo e Renato Araújo. Estiveram presentes ainda os porta-bandeiras representando diversos grupos folclóricos de São Paulo, como da Casa de Portugal de São Paulo, do Arouca São Paulo Clube, Aldeias da Nossa Terra, do Verde Gaio de Santos, do R.F. Pedro Homem de Mello, Veteranos de SP, e do Típico Madeirense do Morro de São Bento de Santos.

Homenageados 2015:
-Altino do Nascimento Valpereiro
-Dr. José Renato Nalini
-Ernesto de Lemos
-Ilda Maria Pereira Santana Gaspar Vinagre
-Jerônimo Augusto Gomes Alves (em memoria) recebido pelo filho Marcos César Amador Alves
-Joaquim Correia dos Santos
-Jorge Manoel Marques Gonçalves
-José Augusto do Rosário
-Manoel Antonio
-Manuel Emílio Dias
-Maria de Fátima Pereira Alves
-Marli Aparecida Antunes Gonçalves
-Miguel Nuno Simões Nunes Ferreira Setas
-Norma Gomes Fabiano
-Padre Armênio Rodrigues Nogueira
-Restaurante Casa Portuguesa

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: