Assembléia faz homenagem a Portugal, Itália e Japão

Em evento que reuniu personalidades das três comunidades, o Jornal Mundo Lusíada foi um dos homenageados, como mídia luso-brasileira.

Mundo Lusíada

Fotos: Mundo Lusíada

HOMENAGEADOS >> Jorge Peralta, Fernando Dinis, Dr. Julio Rodrigues, Odair Sene, Adriano Augusto da Costa Filho, o deputado José Cesário como convidado, e Casimiro Rodrigues (Portugal Club). Ao lado o editor do Mundo Lusíada, Odair Sene.

Uma sessão solene na Assembléia Legislativa de São Paulo reuniu integrantes da comunidade portuguesa, japonesa e italiana. A sessão solene, assinalada no “Dia da Liberdade” para Portugal e Itália, o 25 de Abril, passou por diversas datas comemorativas como os 508 anos do Descobrimento do Brasil, 500 anos da Ilha do Funchal (Madeira, Portugal), 400 anos do nascimento do Pe. Antonio Vieira, 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil, e 100 anos da imigração japonesa.

O evento iniciou fazendo referência ainda ao 305º Encontro dos Descobrimentos, idealizado por Nelson Faria de Oliveira, e que tem como objetivo unir empresários de diferentes nacionalidades com ideais comuns como fraternidade e justiça.

A sessão foi presidida pelo deputado João Caramês, e homenageou personalidades como o presidente do Banco Banif no Brasil, Dr. Julio Machado Rodrigues, o escritor Adriano Augusto da Costa Filho, o presidente do Sindicato dos Panificadores de São Paulo Antero Pereira, membro do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, Fernando Dinis, e José Jorge Peralta. No setor comunicação, três mídias foram homenageadas, a Rede Vida de Televisão, o website Portugal Club, e o Jornal Mundo Lusíada, na pessoa do editor Odair Sene.

"No caso do Jornal Mundo Lusíada, ao meu ver é o único luso-brasileiro deste Estado” afirmou José Verdasca, orador da noite. “O Mundo Lusíada é único que merece o nome de jornal, não é vendedor de reportagens, casamentos ou batizados, ele pratica realmente o jornalismo”. Verdasca ainda citou, não só o lado informativo, como também o aspecto cultural das associações portuguesas divulgadas no jornal.

Em seu discurso, Verdasca abordou aspectos importantes da história luso-brasileira. “Considero isso a nossa missão, atuo nessas ocasiões no sentido de defender a nossa história, o lado verídico e significativo do trabalho dos portugueses”.

Portugal, Japão e Itália Os Cônsules de Portugal, Japão e Itália também se pronunciaram rapidamente. Guilherme Queiroz de Ataíde citou uma justa homenagem não só aos portugueses, como para os outros imigrantes responsáveis pela construção do país. Citou números de portugueses que vieram ao Brasil em busca de trabalho e exemplos como o falecido Valentim dos Santos Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar, como um símbolo dos portugueses que se instalaram em São Paulo.

O Consul Geral-Adjunto do Japão em São Paulo, Jiro Maruhashi, sublinhou a participação do único país asiático no encontro. Hoje a comunidade japonesa em São Paulo já soma 1 milhão de integrantes, com a vinda dos japoneses que enfrentaram dificuldades na sua adaptação no país. Mas segundo Maruhashi, a desvantagem na acomodação foi compensada com ajuda da sociedade brasileira e imigrantes instalados no país. Já Lucia Pattarino, Cônsul Adjunta italiana em São Paulo, falou sobre o 25 de Abril na Itália, data em que o país comemora a libertação do regime fascista e o renascimento do país. Citou a simplicidade e complexidade na relação Brasil-Itália, pela facilidade na integração da comunidade mas também uma relação complexa na descrição de tudo que italianos fez para o Brasil e do que o país fez por eles.

Entre os presentes no evento, esteve o deputado para emigração José Cesário, o presidente do Lar da Provedoria Portuguesa, Fernando Ramalho, o professor José Baptista Oliveira, e o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira Antonio de Almeida e Silva. Na música, a comunidade portuguesa foi representada pelo Grupo Folclórico da Casa Ilha da Madeira de São Paulo, que se apresentou aos presentes.

Leia mais no Jornal Mundo Lusíada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend