Arraial reúne madeirenses para tradicional pisa das uvas

 

Mundo Lusíada

Na pisa da uva, Rui Nunes, presidente da casa Samuel Jardim, Acácio, Bittencourt

Para tanto, os madeirenses montaram na sua sede um lagar para fazer a pisa. Como antigamente e de forma artesanal, todos os presentes puderam entrar e participar da pisa. Mais tarde, o que restou dos 1.400 quilos de uva, separados para o evento pela diretoria da casa, seguiu para a prensa. O que sobra do bagaço é passado na prensa para esgotar todo o líquido, e esse mesmo bagaço ainda é utilizado para fazer a bagaceira. Depois da pisa, as uvas ficam curtindo alguns dias, já na pipa a bebida fica fermentando e após esse processo é tampada.

A pisa de uvas é típica na Madeira e seu vinho conhecido internacionalmente. Nesta produção dos madeirenses de São Paulo, a direção da casa acredita render cerca de 800 litros de vinho. “Nós vamos fazer o vinho hoje para abrir em junho” revelou ao Mundo Lusíada o presidente da associação Samuel Jardim. A bebida deverá ser consumida na tradicional Festa de São Martinho da Casa Ilha da Madeira.

Neste evento, realizado a cada dois meses na entidade, foi servido diversas comidas típicas da Ilha da Madeira. Durante a tarde, os presentes acompanharam as apresentações do Grupo Folclórico Infantil, e Adulto, da Casa Ilha da Madeira. Além da apresentação do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande.

“O Arraial Madeirense, na Ilha da Madeira, representa uma festa onde todo mundo se congrega, se encontra para apreciar um bom vinho e comer uma boa comida” diz o presidente citando alguns dos pratos típicos servidos pela casa, como espetada, sopa de trigo, caldo verde, posta de bacalhau, alheira, carne de vinha d’alhos, e a anona madeirense. Conhecida por anona pelos madeirenses, a fruta é muito parecida com a fruta-do-conde dos brasileiros. Durante o evento, a Ilha da Madeira esteve oferecendo a fruta ao custo de R$ 6,00/quilo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: