Aniversário de Santo André com participação da Comunidade Portuguesa

Da Redação

No dia 08 de abril, a diretoria da Casa de Portugal do Grande ABC participou da solenidade em comemoração aos 469 anos da Cidade de Santo André, com homenagem ao fundador da cidade João Ramalho.

A cerimônia foi marcada pela presença do Prefeito de Santo André, Paulo Serra, acompanhado de seus secretários e vereadores, após a entrega de flores na estatua de João Ramalho, o prefeito recepcionou todos os presentes em um café da manhã, também abrilhantaram este evento, os atiradores do Tiro de Guerra de Santo André, os escoteiros e a Polícia Militar.

A primeira parte da cerimônia foi realizada na Passarela Luso-Brasileira Américo Pinto Serra, na Praça IV Centenário. A Banda Lira executou os hinos de Portugal, do Brasil e de Santo André.

Durante seu discurso, o prefeito Paulo Serra destacou o simbolismo das celebrações deste ano, após dois aniversários que aconteceram em meio a uma intensa batalha de combate ao coronavírus. “Esperamos muito esse momento acontecer, depois de dois anos a gente pode celebrar de novo o aniversário da nossa cidade”.

“A comunidade luso-brasileira se sente honrada nesse momento, prestando significativa homenagem ao fundador da nossa Santo André, João Ramalho. Uma cidade que alcançou sucesso absoluto em sua evolução, para satisfação de todos nós que aqui residimos e trabalhamos”, disse o presidente da Casa de Portugal no Grande ABC, Paulo Augusto de Freitas.

Fundador João Ramalho

De origem portuguesa, nascido na cidade de Vouzela (distrito de Viseu) em 1493, João Ramalho é filho de João Vieira Maldonado e Catarina Afonso de Valbode.

Aventureiro e explorador no Planalto de Piratininga, fundou a cidade de Santo André em 8 de abril de 1553, chamada na época de Santo André da Borda do Campo, posteriormente elevada a Vila pelo Governador Geral Tomé de Souza.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: