ABC Paulista comemora Dia da Comunidade Luso-Brasileira

Por Odair Sene Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> No primeiro plano: João Macedo, José de Freitas, Vasco Monteiro, Antonio Rubira e Artur Andrade Pinto.

A Câmara Municipal de Santo André, no ABC Paulista, recebeu a comunidade portuguesa da região para a sessão solene em comemoração ao Dia da Comunidade Luso-Brasileira. Oficialmente comemorado todos os anos, no dia 22 de abril, o Dia da Comunidade em Santo André contou com a presença de representantes da colônia portuguesa do ABC Paulista e São Paulo.

Representando o prefeito da cidade Aidan Ravin, esteve presente o Secretário de Obras e Serviços Públicos de Santo André, Alberto Rodrigues Casalinho. A mesa solene contou ainda com a presença do pianista luso-brasileiro José Eduardo Martins, e do Sargento Juliano, como presidente da mesa e da Câmara Municipal.

José Eduardo Martins, professor titular da USP (Universidade de São Paulo) foi também o orador da noite, e durante o seu discurso, citou a relação cultural entre Brasil e Portugal, além de uma crítica a falta da atual difusão da música clássica portuguesa no Brasil. “Uma ligação tão forte luso-brasileira, e a música erudita não é difundida aqui”. (veja entrevista abaixo).

Na sequência do orador da noite, o Secretário de Obras de Santo André também usou da palavra, em nome do prefeito da cidade agradeceu a presença e a iniciativa da comunidade portuguesa local nas comemorações do Dia da Comunidade Luso-Brasileira. Antes do encerramento da sessão, Alberto Casalinho ainda citou a rica história entre Brasil e Portugal, e o “orgulho” das raízes portuguesas.

O evento foi aberto com as execuções dos hinos de Portugal, Brasil e Santo André, dando sequência às oratórias. A noite contava ainda com a apresentação do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo, mas um atraso imprevisto do grupo, que fica sediado no bairro da Liberdade em São Paulo, acabou por cancelar a apresentação de folclore português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend