ABC: Comunidade reunida para ‘Dia Luso-brasileiro’

Por Vanessa Sene Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

Por iniciativa da Câmara Municipal de Santo André, Casa de Portugal do Grande ABC e do vereador Paulinho Serra, foi promovida em 28 de abril uma sessão solene em comemoração ao Dia da Comunidade Luso-Brasileira. Com a presença de diversos membros da comunidade e poder público local, o evento reuniu na mesa solene o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, José Guilherme Queiros de Ataíde, o presidente da Casa de Portugal do ABC, Paulo de Freitas, o presidente da Câmara, Sargento Juliano, a presidente do Elos Clube do ABC, Maria Rodrigues, o deputado Fernando Capez, e representando o prefeito Aidan Ravin, o sub-prefeito de Paranapiacaba, Eduardo Célio Mendes Jr.

Propositor da sessão, o vereador Paulinho da Serra, descendente de portugueses, abriu a solenidade falando sobre a relação fraterna entre Portugal e Santo André, iniciada desde o fundador João Ramalho. Ele ainda salientou convênios entre ambos países, como o projeto de cidade-irmã estabelecido com Braga, Portugal, e agradeceu a presença do público presente. “Parabéns por vocês manterem essa solenidade viva e bonita, como a de hoje”.

Em seu discurso, o deputado Fernando Capez abordou a história luso-brasileira, dando enfoque à ampliação de território brasileiro conquistada pelos portugueses. Elogiado pelo seu discurso, Capez ainda citou que o maior legado da comunidade foi a integração e convivência pacífica. O cônsul de Portugal, Guilherme Queiros de Ataíde, abordou sobretudo a forte relação política-econômica entre Brasil e Portugal, afirmando que nunca os laços foram tão fortes como é nos dias de hoje, citando exemplos de recentes investimentos portugueses no Brasil. “E o futuro vai ser tão forte quanto é o presente, e quanto foi o passado” finalizou.

“É uma das sessões solenes mais bonitas que fazemos aqui na Câmara Municipal de Santo André” afirmou o presidente da Câmara, Geraldo Aparecido Juliano, o Sargento Juliano, quem já participou do evento mas, após iniciar seu mandato em janeiro de 2009, participou desta vez presidindo a sessão. “É uma comunidade muito unida, que tem história não só aqui como no Brasil, então é uma comunidade que tem ajudado muito a cidade de Santo André a crescer, e nós não podemos deixar de reconhecer o trabalho que eles fazem em todas as áreas. Eles têm contribuído trazendo emprego, trazendo educação, é uma comunidade que consideramos muito”.

Para o presidente da Casa de Portugal, Paulo de Freitas, o evento é muito importante para manter a tradição luso-brasileira. “É uma tradição que, enquanto tivermos possibilidades de manter, nós vamos manter”.

A sessão contou ainda com a atuação do Conjunto Lira de Santo André, e com a exibição de um filme curto sobre a cidade portuguesa de Coimbra. Ao final do evento, os convidados se serviram do coquetel oferecido pelo Sipan-Aipan (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santo André) nas dependências da Câmara Municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend