74 anos comemorados na Casa de Portugal de São Paulo

Vanessa Sene Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

A comunidade portuguesa de São Paulo se reuniu, em 07 de agosto, para o aniversário de fundação da Casa de Portugal de São Paulo, com sede no bairro da Liberdade. A festa de 74 anos contou com representantes de diversas entidades portuguesas, como o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB), Antonio de Almeida e Silva, e o cônsul de Portugal em São Paulo, José Guilherme Queiroz Ataíde.

"A Casa de Portugal é uma marca da nossa comunidade. Temos casas portuguesas muito importantes, temos clubes associativos até maiores" afirmou o presidente da entidade, Dr. Julio Rodrigues. "Mas temos um carinho imenso pela Casa de Portugal, que representa muito na vida desta comunidade luso-brasileira na paulicéia. Então, com todo o respeito a todas as casas portuguesas, é uma casa que nos reunimos com muita alegria".

Nesta noite, ainda receberam homenagem Vital Vieira Curto, diretor cultural do CCLB, conselheiro vitalício e coordenador do museu histórico da Portuguesa de Desportos; e Rui Fernão Mota e Costa, presidente do Clube Português de São Paulo e vice-presidente do CCLB.

"Foi uma surpresa muito grande para mim até porque sou um homem simples, só muito disciplinado e procuro desempenhar o papel para o qual me coloco. Uma coisa que eu tenho e gosto é de trabalhar pela comunidade" diz Vital Vieira Curto.

Já Rui Fernão não escondeu a alegria após receber medalha. "Eu não vou dizer que não fiquei feliz da vida porque seria mentira. Fiquei muito feliz embora não esperasse, eu não sabia, e acho que é mais alguma coisa que recebemos nessa nossa trajetória de bem servir as nossas entidades" afirmou.

Ao Mundo Lusíada, Vanusa, cantora brasileira que fez sucesso na Jovem Guarda nos anos 70, falou sobre estar mais uma vez se apresentando no local. "A casa é linda, o público é ótimo e eu fiquei muito feliz de ser convidada para esta festa de 74 anos, embora esteja contundida" disse Vanusa, que esteve com o braço enfaixado durante o show, depois de ter passado por duas operações em 10 dias. Por isso, Vanusa contou com a presença de sua filha, também cantora Aretha. Homenageados Inicialmente previsto para homenagear Rubens Ermírio de Moraes (presidente da diretoria do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo) e Alexandre Raposo (presidente da Rede Record de Televisão), ambos convidados não puderam estar presente, e a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique da Casa de Portugal, que só pode ser entregue pessoalmente à personalidade escolhida, será devidamente atribuída em uma outra ocasião. O presidente da Record estava em viagem à Portugal, e a ausência do presidente da Beneficência Portuguesa foi explicada pelo falecimento de seu irmão Mario Ermírio de Moraes, aos 51 anos, no dia 06 de agosto.

"O Rubens é presidente da Beneficência, que é um dos legados da nossa comunidade para a cidade de São Paulo, e talvez hoje o maior complexo hospitalar depois do complexo público do Hospital das Clínicas" disse Dr. Julio Rodrigues. "O Sr. Raposo, que dirige uma rede de comunicação que talvez seja a terceira do país, é um luso-brasileiro de origem madeirense. E na primeira oportunidade, eles serão homenageados".

Em representação ao Ermírio de Moraes, esteve o vice-presidente do Conselho Deliberativo da Beneficência Portuguesa, e também presidente da Provedoria da Comunidade Portuguesa, Fernando Ramalho. "É uma homenagem principalmente à Beneficência Portuguesa de São Paulo, nos seus quase 150 anos, o que é interessante para nós portugueses e luso-brasileiros, porque quem está na presidência é um bisneto de português. A família sempre cuidou da Beneficência Portuguesa, que foi criada por um grupo de portugueses, entre eles Sr. Pereira Inácio que é bisavô do Dr. Rubens" finalizou.

Presente no evento, o cônsul honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, também elogiou a entidade. "74 anos para uma entidade é uma vida curta, nós esperamos que acabe fazendo 100, 200, 500 anos. Mas representa o esforço, a dedicação, a abnegação da colônia portuguesa que chegou aqui há tantos anos, e aqui fincou sua bandeira, deixou sua marca através dessa casa".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend