34 anos de grupo reúne 800 pessoas em São Paulo

Por Odair SeneMundo Lusíada

Fotos: Mundo Lusíada

O diretor de folclore Ernesto Lemos, e de cultura, Vasco Monteiro, receberam mimo dos representantes do grupo convidado, Justiniano Macedo e Isabel Botelho.

Nos seus 34 anos, o Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo reuniu grande público em sua sede para a festa de aniversário. O evento aconteceu no último 27 de outubro, e trouxe cerca de 800 pessoas. Apesar do dia chuvoso, superlotou a casa e foi preciso arrumar espaço extra para todo mundo. Foram arrecadados cerca de 900 quilos de alimentos para doação ao Lar da Provedoria da Comunidade Portuguesa de SP.

“Eu tenho a convicção de que a Casa de Portugal é um expoente da cultura e das tradições da nossa pátria que é Portugal, e eu tenho o prazer e a honra de ser o fundador do Grupo Folclórico”, diz o atual diretor cultural da Casa de Portugal, Vasco Frias Monteiro. Na altura da formação do grupo, tendo como presidente da casa Affonso Alberto Salgado, as pessoas não achavam o folclore tão importante. Mas com apoio do presidente foi possível a sua fundação em 1973.

E no próximo ano, o grupo pretende voltar a Portugal com patrocínio do Banco Banif, desta vez estendendo a viagem à Ilha da Madeira, onde o grupo nunca esteve. De acordo com diretor cultural, eles terão um ônibus disponível por um mês; a viagem acontece entre os dias 31 de julho e 4 de setembro, num período de férias escolares já que muitos componentes são estudantes.

“Acho que o grupo folclórico e a diretoria da CP, o Dr. Julio Rodrigues, está mantendo a tradição”, opina Vasco, “nós temos a convicção, queremos fazer no ano que vem muitas festividades em prol da cultura portuguesa”. Elogiando a atual diretoria, Frias Monteiro falou sobre a liberdade e confiança dada aos departamentos para realização de diversas atividades. Para 2008 já foi adiantado que terá a Festa do Magusto na entidade.

A Tocata da casa abriu a programação levando o público a dançar. Na seqüência, o grupo aniversariante se apresentou e foi efusivamente aplaudido. O diretor de folclore Ernesto Lemos citou vários componentes com maiores referências a alguns integrantes que há longo tempo fazem parte “desta família”. Ainda, Ernesto Lemos e sua esposa Conceição homenagearam a integrante Lourdes Sieiro, que integrou o grupo por 28 anos.

Além do grupo da casa, a apresentação do Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello também foi muito elogiada. Maria Isabel Botelho, apresentando o grupo, destacou a participação de duas famílias no folclore português do PHM, uma delas do presidente do grupo Justiniano Macedo, que conta com a mulher Fátima e as filhas Vanessa e Priscila, todos integrando o rancho. A outra família apresentada no palco foi a do folclorista Luizinho.

Deixe uma resposta