31 Anos de Arouca reúne centenas de pessoas

Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> Integrantes do Rancho Folclórico Aldeias da Nossa Terra, apresentaram-se com uma fita preta presa aos trajes folclóricos em memória a Manuel Fernandes.

O Arouca São Paulo Clube lotou as suas dependências mais uma vez para o aniversário de fundação da entidade, que este ano completou 31 anos. Autoridades, dirigentes associativos e comunidade portuguesa estiveram reunidos na sexta-feira e no domingo, nas duas etapas promovidas anualmente para o aniversário, marcado primeiramente por uma sessão solene, em 05 de março, e o almoço de domingo, no dia 07.

Entre as presenças, estiveram no Arouca SP Clube o presidente da Câmara Municipal de Arouca, José Artur Neves, o Governador Civil de Braga, Luís Cirilo (natural de Aveiro), o presidente do Arouca Barra Clube, Marcelo Brandão, os deputados Arnaldo Faria de Sá e Arnaldo Madeira, o vereador Wadih Mutran, o presidente da Casa de Portugal de Praia Grande, Reinaldo Gomes da Silva, o presidente da Casa de Portugal do ABC, Paulo Freitas, o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de SP, Antonio de Almeida e Silva, o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio em São Paulo, Manuel Tavares de Almeida Filho, que foi orador da sessão solene.

“Foi uma sessão solene muito linda. Tivemos o Toninho Paiva, que foi o idealizador deste evento também presente. Tivemos a presença de muita gente, nós comemoramos bem os 31 aninhos do Arouca” afirmou o presidente do clube, Artur Andrade Pinto, que recebeu cerca de 400 convidados na sexta, e quase 800 pessoas no domingo, para o tradicional almoço.

Satisfeito com a realização da comemoração neste ano, Artur Andrade afirmou ainda que seu mandato termina em maio próximo. “Quero ver se consigo alguém para o meu lugar. Tenho candidatos mas preciso saber se eles aceitam, o que é mais difícil. Quando ele quer a mulher não quer” comenta o atual presidente. “Eu só não queria deixar a qualidade cair. Nós aqui fazemos o melhor que sabemos” diz ele citando uma gestão que levantou a casa e consolidou seu espaço na comunidade portuguesa. As eleições no clube devem acontecer no mês de abril.

Antes do almoço de domingo, o Arouca São Paulo Clube promoveu a sua missa de agradecimento, na capela da entidade, celebrada pelo Pe. Ildefonso Salvadego, que depois de oito anos, despediu-se da comunidade arouquense para seguir sua missão em Caldas Novas, Goiás. “Para mim foi uma alegria muito grande este tempo de convivência, entrosamento, orações, bênçãos, aconselhamento, e uma ajuda na constituição desta grande família arouquense. Eu parto com o coração apertado, já com saudades” disse o padre, que foi transferido para o Santuário Diocesano de N.Senhora da Salette, no estado.

Ao final da celebração no pátio do Arouca Clube, foi inaugurada a estátua da Rainha Santa Mafalda, padroeira dos arouquenses, um presente da primeira-dama do clube, Ivete Pinto.

Falecimento Na terça-feira, 02 de março, os integrantes do Arouca São Paulo Clube sofreram com a perda de Manuel Fernandes, que aos 69 anos faleceu. Ensaiador do grupo folclórico da casa, folclorista há anos e participativo na comunidade portuguesa de São Paulo, Manuel Fernandes foi lembrado com um minuto de silêncio durante a sessão solene do Arouca. No domingo, os integrantes do Rancho Folclórico Aldeias da Nossa Terra, grupo da casa que era liderado por ele, apresentaram-se com uma fita preta presa aos trajes folclóricos em memória a Manuel Fernandes. Uma semana após o ocorrido, o rancho decidiu em definitivo por Antonio Carlos Vale Fernandes, o Toninho, como o novo ensaiador do grupo do Arouca SP Clube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend