2016 foi o melhor ano de sempre do turismo nos concelhos da Terra Fria Transmontana

Da Redação
Com Lusa

O turismo cresceu acima da média lusa nos concelhos da Terra Fria Transmontana, divulgou a associação que representa os cinco municípios, salientando que “2016 foi o melhor ano de sempre” do setor nesta região.

A Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano representa Bragança, Miranda do Douro, Vinhais, Vimioso e Mogadouro, e esclareceu que os dados agora divulgados resultam da monitorização que tem feito baseada em números do Instituto Nacional de Estatística (INE), que só agora no final de 2017 disponibilizou os dados por concelho relativos ao ano anterior.

“Os dados e análise que partilhamos revelam um crescimento do Turismo na Terra Fria Transmontana acima da média nacional e regional, constatando-se que 2016 foi o melhor ano de sempre do turismo na nossa região”, lê-se numa nota enviada às redações pelo presidente da associação, Francisco Guimarães.

De acordo com os dados oficiais, “pela primeira vez foi ultrapassada a barreira das 200 mil dormidas” nesta zona de Trás-os-Montes, que registou, em 2016, 215.438 dormidas, um aumento de quase 77 mil, face a 2015.

O tempo que os turistas permanecem na região também aumentou com uma “estada média de 1,89 dias, quando em 2015 tinha sido de 1,34 dias”, e o houve mais 32.532 hóspedes na Terra Fria.

As estatísticas estimam que o valor gerado foi de quase 14.650.000 de euros, considerando as dormidas e o valor médio que o turista gasta no Norte.

A nível mensal, segundo os dados divulgados, “apenas o mês de dezembro teve uma quebra de 5%”, equivalente a menos 436 dormidas, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior.

Quem mais visita a Terra Fria, segundo estes dados, são hóspedes portugueses (71%) e os restantes 29% são estrangeiros com a vizinha Espanha a liderar, seguida de França, Brasil, Países Baixos, Alemanha, Reino Unido, Bélgica, e Itália.

O período de visita preferencial dos turistas é entre maio a outubro.

A associação presidida por Francisco Guimarães realça que “o aumento da Terra Fria Transmontana supera os dados de crescimento do Turismo em Portugal” e demonstra que “o potencial da região existe”.

Além do “boom” turístico que Portugal atravessa, os responsáveis locais acreditam que para este aumento na região contribuíram também “eventos cada vez mais atrativos nos vários concelhos e o trabalho desenvolvido” pela associação de municípios “com a organização e implementação de campanhas de comunicação da Rota da Terra Fria Transmontana”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: