2012 é um ano que tem tudo para ser positivo, diz presidente do Conselho da Comunidade

Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de SP, Antonio de Almeida e Silva. Foto: Arquivo/Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

Em entrevista ao Mundo Lusíada, o presidente da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo declarou que o ano de 2011 teve um balanço positivo na comunidade. Antonio de Almeida e Silva ainda lembrou a boa expectativa para 2012, o ano de Brasil em Portugal e Portugal no Brasil.
“Pelo trabalho das associações luso-brasileira em São Paulo, para variar sem ajuda governamental nenhuma, sem qualquer apoio que deveria existir, elas realizaram um trabalho patriótico, de superação, e o que vimos foi associações lotadas nos fins de semana, produzindo renda, sobrevivendo e algumas cresceram bastante” citou Almeida e Silva.
De acordo com ele, a Câmara Portuguesa de Comércio também fez um trabalho “maiúsculo” além de ajudar as associações, e citou a situação econômica de Portugal. “Há problemas no país que não sabemos o que vai acontecer, esperamos que Portugal supere isso rapidamente”.
Citando as boas perspectivas para o próximo ano, disse não ter ainda uma programação para o ano de promoção mútua entre Brasil-Portugal. “Até agora oficialmente estamos aguardando uma voz de comando. Estamos preparados para formar uma comissão e ainda não sabemos o que vai acontecer”.
De acordo com ele, emissoras de televisão no Brasil já tem projetos para o ano, é o caso da TV Record e da TV Bandeirantes. “Temos que aproveitar isso. Mas estamos sem embaixador, o governo não se manifestou oficialmente, e o Conselho vai fazer algo mas vai aguardar um comando maior para uma ação mais ampla. 2012 é um ano que tem tudo para ser positivo porque temos esse gancho”.
Por enquanto, mencionou que 2011 contou com uma papel muito bem desempenhado por parte das associações, e da Portuguesa de Desportos. “Tivemos a sorte e a felicidade da Portuguesa ganhar o título, selou com chave de ouro” referiu sobre o recente campeonato em que a Lusa consagrou-se campeã da Série B do Campeonato Brasileiro.
Almeida e Silva ainda comentou a recente publicação do Mundo Lusíada em que o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, declarou querer fazer das associações um braço consular de Portugal, a partir do próximo ano. “Portugal ao contrário de outros países com larga emigração tem uma característica que é um país de comunidade, tem portugueses em todo o mundo. Portugal tem obrigação de ter braços fortes, porque as associações divulgam mais Portugal do que qualquer organismo português” declarou o presidente do Conselho.
“Ajudar não é só moralmente como tem sido até agora, ajudar financeiramente patrocinando eventos, garantindo subsídios para subsistência dessas associações, se for neste sentido eu aplaudo o Secretário. Mas o que as associações precisam é de ajuda porque é um trabalho artesanal, de pessoas abnegadas, que fazem por amor à Portugal”.

Ano Brasil-Portugal

Dentre a programação que já faz parte do ano Brasil-Portugal está a programação do governo dos Açores, Portugal. Entre 17 a 25 de fevereiro, membros do governo estarão no Brasil para eventos especiais, entre eles, uma exposição sobre os Açores no Shopping Anália Franco, na capital paulista, como divulgou o Mundo Lusíada.
Além disso, as autoridades participam do Carnaval 2012 de Santa Catarina, onde haverá apresentação de um enredo sobre os Açores; da celebração dos 260 anos de povoamento açoriano no Rio Grande do Sul; das comemorações dos 60 anos da Casa dos Açores do Rio de Janeiro; e da inauguração da estátua Antero de Quintal no Rio de Janeiro. Todos os eventos fazem parte do projeto que pretende estreitar os laços entre os Açores e as comunidades no Brasil.
Na parte literária, contando com Fernando Pessoa como a figura escolhida para ser o embaixador em 2012, estão previstas três iniciativas organizadas pela Casa Museu Fernando Pessoa, dirigida pela escritora Inês Pedrosa. Um filme sobre novos escritores portugueses com exibição nas televisões de ambos os países, a vinda de escritores portugueses ao Brasil para palestras e conferências, e a realização de uma biblioteca com novos escritores portugueses que possa ser vendida a preços acessíveis no Brasil.
Mas a programação oficial, nas áreas de cinema, artes plásticas, música e teatro, seria definida em reunião entre a ministra da Cultura brasileira, Ana de Hollanda e a ministra da Cultura portuguesa, Gabriela Canavilhas, ainda sem divulgações.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: