10 casos confirmados de Covid-19 na comunidade madeirense de S.Paulo

Mundo Lusíada

A comunidade portuguesa em São Paulo já sente os impactos do novo coronavírus também entre integrantes e seus familiares.

Segundo a Conselheira da Diáspora Madeirense no Brasil, Maria Sardinha, até esta quinta-feira foram confirmados dez casos de Covid-19 entre integrantes da comunidade madeirense. Destes casos, 04 foram a óbito, duas mortes ocorreram na capital paulista e duas mortes no interior de SP.

Dos 10 casos diagnosticados como positivo para o coronavírus, três já estão recuperados (1 homem e 2 mulheres), dois seguem em recuperação domiciliar (2 mulheres), e uma mulher segue internada em recuperação hospitalar.

Um dos casos recuperados ocorreu na Baixada Santista, segundo informação do presidente da Casa da Madeira de Santos, Fernando Pereira.

Dentre os 4 casos no interior de São Paulo, 2 foram a óbitos e 2 já estão recuperados. A capital São Paulo registrou a metade dos casos, 2 óbitos, 2 recuperados e 1 em recuperação hospitalar, sendo uma enfermeira e seu marido.

Óbitos

Maria Sardinha, que é também diretora do grupo Folclore e Etnografia Região Autônoma da Madeira (da Casa Ilha da Madeira de SP) vem acompanhando os casos através de relatos da comunidade, mas não divulgou os nomes das vítimas do Covid-19.

Sobre os óbitos ocorridos, contou que em um dos casos, o sogro de uma filha de madeirenses procurou atendimento em hospital da capital, mas sem fazerem nenhum teste, o mandaram para casa, por ser do grupo de idade de risco.

“Dias depois ele morreu em casa e não queriam fazer a remoção por suspeita de COVID- 19, a família ficou desesperada sem saber como fazer, só agora depois de dias do enterro é que fizeram a confirmação de que foi por COVID-19” relata a madeirense.

Também esta semana faleceu um irmão dele, que vive na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo.

O terceiro óbito, que também foi noticiado em jornal da Madeira, é Miguel de 43 anos, filho de Madeirense em São Paulo, mas que residia no interior do estado. Ele foi hospitalizado e não resistiu.

O quarto óbito na comunidade é um neto de madeirenses, adulto que faleceu hospitalizado enquanto sua esposa, também neta de madeirenses, estava internada em outro hospital com COVID-19, já teve alta e se recupera em casa.

O Consulado Geral de Portugal em SP tem confirmado um caso de óbito por coronavírus, Helio Barreto, que era Conselheiro da Lusa. A associação Portuguesa de Desportos prestou uma homenagem a ele pelas redes sociais.

O Estado de São Paulo é o que registra mais casos do novo coronavírus no país. Já são 54.286 casos confirmados da doença em 443 municípios. Nesta quinta (14), 9,9 mil pacientes seguiam internados em São Paulo, sendo 3.884 em UTI e 6.110 em enfermaria.

O Brasil registrou até as 19h desta quinta-feira (14) o total de 202.918 casos de coronavírus e confirmou a recuperação de 79.479 (39,2% do total) pacientes. Já são 13.993 mortes provocadas pela doença, cuja a taxa de letalidade é de 6,9%, considerando o total de casos confirmados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: