Uma das mais lindas histórias ou lendas de Portugal “O Galo de Barcelos”

Por Adriano Augusto da Costa Filho

A cidade de Barcelos em Portugal fica ao lado das margens do Oceano Atlântico e vizinha de cidades como: Braga, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Santo Tirso e perto da cidade do Porto entre outras maravilhosas cidades.

“A Lenda Espetacular da Humanidade”

Andava o povo de Barcelos, nos primórdios do Século 14, na era medieval e seu povo andava alarmado com um ‘crime’ e cujo suspeito era um peregrino.

Em razão desse acontecimento o suspeito foi levado as barras do Tribunal e o mesmo foi condenado a morrer na forca, ato normal na época.

O suspeito peregrino insistiu muito na sua inocência e como era habito pediu seu último desejo e que fosse levado à presença do Sr. Juiz e disse: “apontando para o “galo assado” que estava sobre a mesa: “juro que estou tão inocente, que quando me enforcarem esse galo vai cantar”.

O Juiz ignorou o apelo do peregrino e eis que ao começarem a comemorar o enforcamento do peregrino, o galo se levantou e cantou, e então o peregrino foi salvo e mandado embora em Paz.

ESSA LENDA LEMBRA QUE O VERDADEIRO INOCENTE É AQUELE QUE NUNCA SE CALA E PROCLAMA A SUA INOCÊNCIA.

Galo de Barcelos no espaço.

Por Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: