Sociedade de Geografia de Lisboa

Na minha viagem a Portugal, recebi uma carta da SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA, entidade fundada em 10 de Novembro de 1875. E em sessão de 03 de Junho e por alvará de 03 de Julho de 1895 sancionada, com sede à Rua das Portas de Santo Antão, 100 em Lisboa, que em razão dos meus artigos no Jornal Mundo Lusíada, históricos sobre Portugal e Brasil, e editado em São Paulo, São Bernardo do Campo, pelos eméritos editores jornalistas Odair Sene e Vanessa Sene, efetuaram o convite para a minha posse como SÓCIO CORRESPONDENTE no BRASIL.

A referida carta continha os seguintes dizeres: Exmo. Senhor, ADRIANO AUGUSTO DA COSTA FILHO, tenho a honra de comunicar que em sessão de 08 de Maio de 2012, foi V.Exa.eleito  SÓCIO CORRESPONDENTE da SOCIEDADE GEOGRAFICA DE LISBOA, fundada em 1875. A Sociedade espera que V.Exa. se dignará prestar-lhe a sua cooperação, quer participando nos trabalhos das Comissões Gerais e Seções Profissionais, quer colaborando no seu Boletim, ou prestando o seu auxílio pela forma que melhor entender. Conjuntamente segue um exemplar dos Estatutos. Oportunamente será enviado o Diploma de Sócio e o Cartão de Identidade. Com os melhores cumprimentos. O Secretário Geral: JOÃO PEREIRA NETO.

A Sociedade de Geografia de Lisboa está localizada num imenso prédio de vários andares e inúmeras salas e salões, as mais variadas, bibliotecas, Salão Nobre e outras dependências. Durante todos os meses do ano, existem Conferências, Sessões, Colóquios, Inauguração de Exposições, Congressos locais e Internacionais, Homenagens individuais, Lançamentos de Livros, bem como, comemorações nos mais variados dias. Existem também várias Secções, como exemplos, da Matemática, Geografia, Cartografia, Antropologia, Agricultura e inúmeras secções de outras atividades. Ao final de cada ano é emitido um Relatório da Gerência e Parecer da Comissão Revisora de Contas. Em 31 de Dezembro existiam 1344 sócios, no Quadro de Ouro 2 sócios que atingiram 50 anos de associados, bem como, 17 sócios no Quadro de Honra, os quais atingiram 25 anos de associados.

A Direção da Sociedade de Geografia de Lisboa tem como Presidente o ilustre e emérito LUIS ANTÓNIO AIRES-BARROS, mestre Professor Catedrático, Jubilado do Instituto Superior Técnico. Como Secretário Perpétuo, o ilustre mestre JOÃO BAPTISTA PEREIRA NETO, ilustre mestre Professor Catedrático, Jubilado do Instituto Superior Técnico de Ciências e Política. Como Secretário Geral, ANTÓNIO DIOGO PINTO, ilustre mestre Professor Catedrático, Jubilado do Instituto Superior Técnico. Tem ainda 12 VOGAIS, das mais varias profissões, todos eles mestres Professores, Engenheiros, Médicos, Militares, Embaixador, Licenciados, todos imbuídos na grandeza da Entidade-Mór.

Para minha surpresa ao comparecer, fui convidado a entrar no Salão Nobre, e perante os membros da Diretoria, o Presidente Luis António Aires-Barros, me entregou o CORDÃO DA ENTIDADE SECULAR, concretizando a minha entrada como SÓCIO CORRESPONDENTE NO BRASIL. Se eu já tinha tido uma emoção grande ao receber o Cartão da minha nacionalidade portuguesa e o Passaporte Europeu, lágrimas haviam rolado, e nesse instante na cerimônia da entrega do Cordão da Sociedade novamente lágrimas rolaram pela face, e recordando os meus queridos pais trasmontanos ADRIANO AUGUSTO DA COSTA E MARIA ANES DA COSTA, o ato foi por demais emocionante, para a minha glória eterna, uma vez que eu luso-brasileiro, me tornei também cidadão português e representante da Entidade-mór histórica, a SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA, do querido e eterno Portugal.

 

Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa, Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes/Ceará, Associação Portuguesa de Escritores/Lisboa, e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend