Regiões, Distritos Administrativos e Judiciais de Portugal

Evidentemente que em quaisquer países, estados, municípios e setores, existem as regiões e divisões administrativas e Judiciais, visto que, é de grande utilidade para o desenvolvimento administrativo de tais regiões, e como não podia deixar de existir, em PORTUGAL existe também essa divisão que equaciona a administração em todo território de PORTUGAL.

Na atualidade Portugal possui 18 distritos administrativos, que nos oferecem as aldeias, distritos, concelhos e municípios e todos eles formam em conjunto os “olores” da administração lusitana.

A relação oficial dos distritos é a seguinte distritos de Aveiro – Beja – Braga – Bragança – Castelo Branco – Coimbra – Évora – Faro – Guarda – Leiria – Lisboa – Portalegre – Porto – Santarém – Setubal – Viana Do Castelo – Vila Real E Viseu.

Com respeito as Regiões Autônomas da Madeira E Açores, não existem divisões em DISTRITOS.
Existem também os Distritos Judiciais, onde encontramos os seguintes: Coimbra – Évora – Lisboa e Porto.

Em todo o território português existem 4.259 Freguesias (Juntas de Freguesias) – como também 308 Municípios, com 18 Distritos e 2 Regiões Autônomas, que são os Açores e a Madeira.

Existem no território português 07 regiões e incluindo as dos Açores e Madeira, que são as seguintes: Norte – Centro – Lisboa – Alentejo – Algarve – Madeira e Açores.

Hoje na administração não existem mais províncias, todavia os nomes ficaram marcados para sempre.

Meu pais nasceram na antiga Província de Trás-os-Montes, hoje tão somente, Trás-os-Montes e Alto Douro. Meu pai, Adriano Augusto da Costa, nasceu na Aldeia de CARÇÃO/VIMIOSO e minha mãe Maria Anes da Costa na Aldeia de RIO FRIO/BRAGANÇA, portanto os dois no Distrito Administrativo de Bragança e Judicial do Porto.

Toda essa maravilhosa colocação administrativa do nosso Querido e Eterno Portugal, resultou na colocação definitiva da perfeição administrativa de PORTUGAL.

 

Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend