Portugal e o Vinho da Madeira

Como todos nós sabemos, a ILHA DA MADEIRA é território português, situada a aproximadamente 1.000 Quilômetros de LISBOA em PORTUGAL. O povo madeirense sempre trás coisas maravilhosas para PORTUGAL e para o BRASIL. O seu Folclore cadenciado é uma das belezas musicais e de danças. As cidades da Madeira, são cheias de belezas inéditas, o que aos visitantes ficam plenamente maravilhados, inclusive a ilha do PORTO SANTO.
Em nossas andanças pela ILHA DA MADEIRA, já nela estive por 2 vezes, conhecemos a fabricação do famoso “VINHO DA MADEIRA” e para conhecimento dos nossos leitores passamos a detalhar essa beleza eterna do fabrico de um dos mais famosos vinhos da ILHA DA MADEIRA entre outros, o “VINHO MADEIRA”.
Desde o século XVII esse vinho famoso é produzido na Ilha, as plantas se estendem pelas encostas até chegar à beira do Oceano e de acordo com as suas melhores adaptações e para a obtenção do melhor vinho existem várias providências, tais como, amadurecimento, fermentação, estufagem, colocações do vinho em antigos cascos de carvalho e outras atividades para a obtenção da melhor qualidade do vinho. As “Vindimas” são feitas geralmente na última semana de Agosto ao fim de Setembro e vinhos muito conhecidos como o MADEIRA SECO, O MADEIRA MEIO SECO, O MADEIRA DOCE E O MADEIRA MEIO DOCE são na realidade sempre os mais procurados.
A primeira leva de plantações do VINHO DA MADEIRA vem de grandes épocas e a maior escala de plantações do famoso Vinho foi a Malvazia e suas vinhas procedentes da Ilha de CRETA e as uvas colhidas bem maduras e queimadas do Sol.
A seguir citamos os lugares famosos da famosa Ilha onde são plantadas as vinhas e a vinicultura da Ilha da Madeira: Quinta Grande, Ribeira Brava, Estreito de C. Lobos, Calheta, Fajá de Ovelha, Ponta do Pargo, Porto Moniz, Ribeira da Janela, Seixal, São Vicente, São Jorge, Boa Ventura, Porto da Cruz e temos os repositórios das cidades de Funchal, Camara de Lobos, Caniço, Santa Cruz, Machiço e Santana.
Como vemos e podemos apreciar um dos mais famosos vinhos do mundo o “VINHO DA MADEIRA”, que em quaisquer partes da Ilha da Madeira, em Portugal e bem como no Brasil, poderemos encontrá-lo em quaisquer épocas, e naturalmente podemos nos servir aos frequentadores das CASAS DE FOLCLORE EM PORTUGAL E NO BRASIL.

 

Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend