Os encantos do melhor de Portugal

Lisboa. Foto: Rodrigo Sene/Mundo Lusíada
Lisboa. Foto: Rodrigo Sene/Mundo Lusíada

Quando vamos a Portugal, quaisquer lugares são terras maravilhosas, o encanto está em toda parte, não pelo fato de sermos portugueses, luso-descendentes ou brasileiros, mas, porque é uma realidade. Turistas de outros países ficam também encantados com as delícias visuais da nossa santa “Terrinha”.

Na verdade a melhor época para conhecer Portugal é entre Maio e Setembro, sendo que os meses de Julho e Agosto apresentam-se como os mais quentes do ano, agora para quem gosta mais de um pouco de temperaturas frias seria em Abril ou Outubro, já os meses de Novembro até Março apresentam períodos muito frios, mormente com os tufões que veem do Polo Norte, entram pela Grã-Bretanha, França, Espanha e chegam a Portugal e as regiões das nevascas.

Tudo é lindo em Portugal, desde as paisagens litorâneas do Algarve até as majestosas montanhas geladas e nevadas da Serra da Estrela e hoje já existem imensas estradas bem acabadas que vão do Sul do Algarve, de “Albufeira” até a divisa da Espanha ao norte de Portugal, com a Galícia. Existem estradas em todos os traçados, como de Lisboa a Elvas a qual atravessa o Algarve e vai até a fronteira com a Espanha, mas, existem estradas por toda parte, as de primeira e as secundárias. No ano de 1998 eu fiz de carro 6.000 quilômetros e ainda as estradas não eram como as de agora, quando no meio do ano passado eu percorri  4.000 quilômetros, todas estradas de primeiro mundo.

Lisboa é a rainha de Portugal, e dali é que podemos dar a partida para todas as regiões de Portugal, na capital portuguesa para delícias dos turistas têm as melhores locomoções, em ônibus, metro, bondes elétricos e até barcas e além de tudo existem os locais tradicionalistas, como Castelo de São Jorge, o Rossio, os Restauradores. Existem locais para descanso e visões monumentais como a Pastelaria dos Pasteis de Belém, o Café Nicola, a Mouraria, enfim locais sagrados da capital portuguesa.

A zona da “Baixa” é na verdade o coração de Lisboa, os famosos restaurantes  e tudo é maravilhoso. Pertinho dali temos o ” Chiado”, um local maravilhoso com suas lojas e onde tem também o famoso e lendário café “A Brasileira”, e ainda o Teatro Nacional de São Carlos e o Museu do Chiado. A famosa Avenida da Liberdade, que desemboca na Praça Marquês de Pombal, o cidadão que reconstruiu Lisboa após a débâcle do terremoto de 1755 e ainda temos o Parque Eduardo VII. Lisboa é o sacrossanto lugar do coração da lusitanidade e ficaríamos horas e horas a demonstrar a sua beleza cândida, como a Alfama.

Toda a região lisboeta é contornada por cidades maravilhosas, como Sintra, um encanto e esta cidade histórica nos trás épocas maravilhosas do Portugal, com seus castelos lindos e fantásticos, o Palácio da Pena do século 19, o Castelo dos Mouros do século 8. Depois do bairro de Belém em Lisboa, seguindo vamos encontrar Cascais e entre Lisboa e Cascais temos o Estoril, com seu autódromo e o famoso Teatro Casino.

Portugal nos traz sempre um clima de mistério do seu maravilhoso passado, são fortalezas, igrejas, castelos e mosteiros e vejam só o Palácio e Convento da cidade de Mafra que dista 40 quilômetros de Lisboa, foram construídos em 1717 pelo Rei D.João V., temos a cidade de Óbidos que existe desde o fim do 1º milênio, com castelo famoso.

Na cidade do Porto, com sua Ribeira famosa, a Ponte Dom Luis I, Vila Nova de Gaia e os seus famosos tonéis de vinho com o seu memorável e único mundial Vinho do Porto, tudo indescritível. E se Lisboa tem o maravilho Rio Tejo, o Porto tem o seu maravilhoso Rio Douro. O Norte de Portugal, o seu Minho, onde Portugal nasceu, e falar de Guimarães e de Braga é o óbvio, tudo ali é maravilhoso e onde em Guimarães D.Afonso Henriques foi o primeiro rei de Portugal. Temos também a Catedral da Sé em Braga e o Paço dos Duques em Guimarães que data do século 15, ali em Barcelos temos a famosa história do “Galinho de Barcelos”.

Ao Norte em Trás-os-Montes, temos a famosa cidade de Vila Real, e a maravilhosa cidade de Bragança , a Serra do Marão, toda a região trasmontana é montanhosa  e maravilhosa e no inverno as suas terras são cobertas pela neve. Não podíamos deixar de falar de Coimbra, a maravilhosa terra portuguesa da cultura secular, com sua universidade desde o século XII e seu Rio histórico o Mondego, o seu fado especial romântico. A cidade de Leiria, com sua tradição secular, enfim um emaranhado de cidades que ficaríamos horas e horas a descrever essa beleza estonteante que vem a ser a visita a Portugal e que hoje com sua nova nomenclatura designando os locais, nos trazem magníficas oportunidades de visitas, tais como:  Minho, Trás-os Montes, Beira Litoral, Beira Interior, Ribatejo, Alentejo, Costa Alentejana e o Algarve.

Portanto, os “Encantos de Portugal” estão em toda parte, e todo turista que ali vai, volta encantado, para glória de nosso querido e eterno PORTUGAL.

 

Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend