Os Arquipélagos da Madeira e dos Açores

Por Adriano Augusto da Costa Filho

Dificilmente encontramos em outras áreas do nosso Planeta arquipélagos tão bem desenhados pelas consequências da Natureza, como das Ilhas da Madeira e dos Açores.
Portugal saudável, obteve da “Mãe Natureza” esses dois maravilhosos Arquipélagos para gáudio dos “lusitanos” de todas as eras. A forma esplêndida da magnífica ordem de diversidade natural desses 2 grandiosos territórios nos mostram praias magníficas de areias e águas de um teor magistral, sendo que, de Norte a Sul desses maravilhosos conjuntos de Ilhas nos dão presentes nessa magnitude natural, instantes de um vigor incrível.
No Arquipélago da Madeira, as suas Ilhas componentes nos trazem instantes de um calor admirável, as suas regiões e cidades entrelaçadas entre montes e montanhas nos mostram coloridos espetaculares, inclusive os habitantes Madeirenses nos deliciam com o seu “Folclore” espetacular, com danças cadenciadas, um dom natural das gentes madeirenses, cujas facetas os emigrantes trouxeram para este Brasil maravilhoso, em que nas tardes ou noites todos se deliciam nas suas entidades.
O conjunto desse espetacular conglomerado de Ilhas, nos dá uma visão da maneira especial do que vem a ser as magníficas Ilhas que compõem o seu Arquipélago, como a Ilha da Madeira e sua majestosa capital Funchal. A Ilha do Porto Santo, com as suas praias de esplendor e na qual os madeirenses se deliciam nos tempos do Verão e seus momentos, e a Ilha Deserta, com as suas árvores e contornos.
No Arquipélago dos Açores, onde é representado por ilhas maravilhosas, da mesma forma oferece aos turistas convidando-os à magnífica diversidade de suas Ilhas, uma diversidade natural com termas de um vigor atuante, um ar de respiro puríssimo, com as suas praias de areias e águas benéficas à Saúde, inclusive um local inusitado como a “Poça de Dona Beija” na Ilha de São Miguel, onde fluem um radioso conjunto de nascentes, um Caldeirão do Vulcão das Furnas.
Os Açores, em seu Arquipélago é composto de 9 (nove) Ilhas magníficas, que são por ordem alfabética: CORVO, FAIAL(Horta), FLORES, GRACIOSA, PICO, SANTA MARIA, SÃO MIGUEL (Ponta Delgada), SÃO JORGE e TERCEIRA, sendo que na Ilha de São Miguel fica a Capital Ponta Delgada desse conjunto maravilhoso das 9 Ilhas, e todas elas nos dão uma visão da beleza estonteante e bem como, os habitantes Açorianos nos deliciam também com o seu espetacular Folclore.
Por 2 (duas) vezes já estive nesse complexo de Ilhas e naturalmente como todo Luso Descendente e Português pelo Sangue, descendente de Trás-os-Montes, sinto-me maravilhado pelo presente que a Mãe Natureza deu aos Madeirenses e aos Açorianos e ao nosso Querido e Eterno Portugal!!!

 

Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend