O Brasil é um imenso Portugal!

Por Adriano Augusto da Costa Filho

 

Brasil, anos 1888 a 1895, anos maravilhosos os quais trouxeram acontecimentos que transformaram a “civilização” brasileira.

No ano de 1888 acontecimentos ocorridos nesse ano na política brasileira levara o Império brasileiro a proclamar o fim da “escravidão” no Brasil e pelos Imperadores do Brasil D. Pedro II e Princesa Isabel.

A qual no dia 13 de Maio de 1888 assinou o Decreto da Lei Áurea acabando com a escravidão no Brasil, porém, ela já havia assinado em 28/09/1871 a “Lei do Ventre Livre” dando liberdade aos filhos dos escravos, e com essas leis terminou uma época de 3 séculos, uma época terrível na história brasileira.

D. Pedro II e a Princesa Isabel eram nascidos no Rio de Janeiro, ele em 02/12/1825, faleceu em 05/12/1891 e ela nasceu em 29/07/1846 e veio a falecer em 14/11/1921 na França, para onde havia sido expulsa do Brasil em 18/11/1889.

No ano de 1889 foi concebida a Proclamação da Republica Brasileira, e no dia 15 de novembro de 1889 foi decretada pelo Marechal do Exercito Brasileiro, Deodoro da Fonseca, junto com outras figuras brasileiras a “Republica Federativa do Brasil” no Regime Presidencialista. Ele era nascido em Alagoas no dia 05/08/1827 e faleceu no Rio de Janeiro 23/08/1892.

No Ano de 1895 com o procedimento da nova fase da política brasileira, o Governo Republicano resolveu decretar a “Liberdade de Imigração” ligados a grandiosidade do Brasil territorialmente um dos maiores países do planeta, sendo que, a sua população era ínfima em regiões praticamente vazias, então resolveram “pelo bem da Nação” decretar a “Liberdade de Imigração”.

Nesse período de 1895 até 1920, quando houve o decreto final que só com “Carta de Chamada” poderia haver Imigração ou Emigração, vieram para o Brasil cinco milhões de estrangeiros da África, da Ásia e desse número viera para o Brasil três milhões de portugueses, sendo que também do Japão em 1910 um número grande de imigrantes.

Desse número fantástico de imigração estrangeira dois milhões vieram para o Estado e São Paulo e Rio de Janeiro, sendo que desde esse período até hoje, tão somente com a Carta de Chamada é possível a imigração, ou seja, o pedido de imigrar de imigrante que já está no Brasil.

Assim sendo, a magnífica Lei da Imigração, nas suas duas fases, onde hoje o Brasil soma uma população que já passa de 200 milhões de habitantes e portanto: milhões de flores para esses maravilhosos cidadãos eternos brasileiros que com suas Leis, transformaram o BRASIL, não só territorialmente como populacional, como um dos maiores países do planeta e bem como, ao Portugal eterno, que com parte de sua população transformou o Brasil no maior país de Língua Portuguesa e também transformou o Brasil como um imenso Portugal!

Por Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: