Maravilhas Lusitanas/Portuguesas!

Portugal possui um artesanato maravilhoso e em todos lugares que possamos ir iremos nos admirar com as riquezas e belezas constantes, como sejam:

OURIVESARIA: Uma tradição e trabalho em ouro e onde existem fantásticos joalheiros, como nas Regiões: Região Norte, Viana do Castelo e na Costa Verde de Gondomar.

TAPEÇARIA: Em Portalegre e que até decoraram castelos, palácios e bem como órgãos públicos. Existem lojas em Arraiolos com até tapeçarias de séculos passados.

AZULEJARIA: Essas decorações vêm de séculos passados, tal como do Palácio de Sintra, Igreja Madre de Lisboa e hoje tem até azulejos pintados à mão por artistas embora existam fábricas próprias.

CRISTAIS: De fantásticas qualidades, produzidos geralmente em Marinha Grande e Alcobaça.

COLCHAS: muitas para decoração de paredes, bordadas em Sede ou Linho e são originários das Regiões de Castelo Branco, cujos desenhos são quase sempre elaborados em temas seculares.

LOUÇAS: Geralmente elaboradas em regiões riquíssimas de arte, como: Viana de Castelo, Alcobaça, Ílhavo e Coimbra, com peças de formações riquíssimas e enviadas para célebres membros.

COBRE: Geralmente em trabalhos de Cobre e teve a sua origem nas Regiões do Algarve em Loulé.
CESTARIA: São Artesanatos derivados da Costa Verde e da Ilha da Madeira.

RENDAS E BORDADOS: Na Ilha da Madeira com trabalhos bordados em rendas, e geralmente originários de Peniche e Vila do Conde e famosas e famosos rendas e bordados de bilros e antigos.
Tudo isso produto dos eméritos especialistas lusitanos, podem ser encontrados em lojas e bem como, em constantes feiras, realizadas em solo geral do Portugal.

Como vemos, é uma verdadeira riqueza isso que o nosso Querido Portugal tem sempre para nos apresentar e demonstrar a riqueza da ARTE PRÁTICA E VISUAL dos Artistas e suas Artes sobre produtos antigos e atuais e bem como para sempre a GLORIA ETERNA DO NOSSO QUERIDO E TAMBÉM ETERNO PORTUGAL.

 

Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend