Ilhas de Portugal – O fantástico mundo da Madeira e dos Açores

ILHADAMADEIRAElas estão no meio do Oceano Atlântico e com diversas ilhas seduzem quaisquer visitantes, pela beleza de suas paisagens, pelo clima especial e com certeza são donas de uma vida peculiar para os seus habitantes.

ILHA DA MADEIRA: um arquipélago composto de 4 ilhas e a ilha principal da Madeira tem 741 quilômetros quadrados, a outra ilha a de Porto Santo tem 121 quilômetros de comprimento por 7 de largura, e as outras pequenas ilhas não são habitadas e são conhecidas como Desertas e Selvagens.

A Madeira dista da costa de Lisboa em 1000 quilômetros e da costa africana em 600 quilômetros quadrados, a população do arquipélago está em torno de 300 mil habitantes. Hoje com a adesão de Portugal à União Europeia constata-se o desenvolvimento de todas as ilhas, haja vista em relação às estradas que hoje quase não mais serpenteiam as montanhas, serras e encostas, com estradas bem feitas, tuneis e “guarda/rails” em todas as laterais das estradas.

Funchal uma das mais modernas cidades do mundo e em conjunto com um número grande de cidades tanto internas como costeiras, Porto Moniz, São Vicente, Ribeira Brava, Câmara de Lobos e bem como outras maravilhosas cidades e vilas. A visão das encostas são fantásticas, privilegiadas e com um aeroporto dos mais maravilhosos e uteis dão à Madeira grandes possibilidades do turismo. Estive em 1998 na Ilha da Madeira e voltei em 2013, e notei um espetacular avanço na modernização dessa Ilha fantástica e como sempre nessas “turnês” que tive o privilégio de ali chegar, apreciar a comida madeirense e os seus magníficos conjuntos folclóricos, que nos mostram a beleza e o encantamento dessa “ILHA DA MADEIRA” praticamente um oásis no mundo do turismo.

Os navegadores portugueses da época das descobertas chegaram à Ilha da Madeira por volta do ano de 1418 e a Ilha de Porto Santo foi a primeira a ser descoberta, as suas praias são um encanto para os madeirenses que de barco chegam à ela em duas horas e fica a 50 quilômetros de distância da ilha principal. Sua descoberta nesse ano de 1418 foi pelo navegador português João Gonçalves Zarco. A Capital da Ilha da Madeira é no FUNCHAL.

Em São Paulo, para quem quiser apreciar o espetacular folclore madeirense, temos a CASA ILHA DA MADEIRA, à Rua Casa da Ilha da Madeira-148, no bairro Lauzane Paulista. Em Santos no litoral paulista, a CASA DA MADEIRA fica na Rua Julio Conceição, 169, e bem como ainda em Santos o RANCHO FOLCLÓRICO TIPICO MADEIRENSE DO MORRO DE SÃO BENTO, Av. Nossa Senhora do Monte Serra, 712.

ILHAS DOS AÇORES: da mesma forma um arquipélago composto de 9 ilhas, com os significativos nomes de São Miguel, Terceira, Faial, Pico, Santa Maria, São Jorge, Graciosa, Corvo e Flores. A Ilha de São Miguel é a maior do conglomerado de ilhas com 746 quilômetros quadrados e a menor é a Ilha do Corvo com apenas 17 quilômetros quadrados. A ilha mais próxima da costa do continente é a ilha de Santa Maria que dista a 1400 quilômetros.

Os Açores também na sua formação total das 9 ilhas possuem uma população em torno de 300 mil habitantes. Existem coisas fantásticas para o turista, como a “Caldeira de sete cidades”, as Fontes Termais e Fumarolas em São Miguel, e bem como, no Faial o “Vulcão dos Capelinhos”, e outras como a cidade de Angra do Heroísmo na ilha Terceira e o Morro do Pico. Os açorianos como os madeirenses são aptos e fantásticos dançarinos, cantores e músicos dos “Grupos Folclóricos”, que da mesma forma dos habitantes da Ilha da madeira também encantam os visitantes e turistas. A Ilha de Santa Maria foi descoberta em 1427 pelos navegadores portugueses. A capital dos Açores fica na Ilha de SÃO MIGUEL.

Em São Paulo, também para os apreciadores do Folclore Açoriano temos a CASA DOS AÇORES DE SÃO PAULO, à Rua Dentista Barreto, 1282 no bairro de Vila Carrão.

 

Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend