Encantos Eternos à Beira do mar lusitano

Quem passar um dia pelos lugares majestosos à beira das águas sacrossantas do mar lusitano, das suas costas fagueiras, verá regiões às mais lindas que se possa imaginar, são cidades majestosas, com suas praias verdadeiramente limpas, verdadeiros oásis plantados pela natureza nessas costas do sagrado Portugal.

Evidentemente ao turista que irá ver esses paraísos instalados pela natureza nesses locais praianos é quase impossível se ter uma ideia sem lá colocar os seus olhos ansiosos, e para que os leitores possam ter uma ideia da beleza estonteante, vamos fazer uma viagem virtual por essas maravilhas lusitanas.

ESTORIL: suas praias são consideradas as mais cosmopolitas e elegantes da Europa e à beira do Atlântico, dista de Lisboa uns 25km e fica perto da Serra de Sintra. A praia de “Tamariz” fica bem em frente ao grande parque e sendo portanto de um clima considerado o melhor da Europa, no verão é estimado em 22º e no inverno 12º.

O Estoril é famoso pelo seu Casino, que oferece aos portugueses e aos turistas imensos eventos com cantores, músicos, bailarinos, orquestras famosas de toda parte do mundo. No Estoril temos também o famoso “Autódromo do Estoril” no qual são realizadas corridas famosas de carros de corridas, automóveis e outros tipos de veículos.

CASCAIS: fica ao lado do Estoril, uns 3km e é famoso também no mundo da aristocracia internacional, como também é muito visitado e de encontros de esportistas dos mais variados esportes aquáticos, sendo as suas regatas muito famosas, torneios de Ski aquáticos e bem como, outros esportes como o Tênis. Além dessas maravilhas é uma região de residências de nobres da Europa, onde nos mostra a paisagem deliciosa com grandes barcos, iates luxuosos e também possuidor de vila de pescadores. Ali verificamos imensos prédios modernos ao longo de sua costa junto a belos parques.

SINTRA: fica há uns 30km de Lisboa, em consonância com montanhas que a leva até o famosíssimo Cabo da Roca. Sintra é na realidade uma cidade muito famosa, terra de uma beleza ímpar e uma das mais famosas de Portugal. Possui vários castelos e palácios, como o Palácio Real que foi construído no século 16, de uma beleza gótica e moura. O Palácio da Pena, foi construído na primeira metade do século 19, numa mistura árabe, gótica e renascença. O Castelo dos Mouros vem do século 7 e 8. Temos o Convento dos Capuchos, que foi feito no ano de 1560 e fica ao alto da serra.

CABO DA ROCA: é considerado o ponto mais ocidental da Europa. Suas costas são muito escarpadas, mostrando uma visão impar e espetacular para os olhos do turista. Só quem ali chegar poderá ter uma visão das suas fantásticas escarpas, como este que aqui escreve, fiquei sentado por muito tempo desfrutando a imensidão do Oceano e as suas águas batendo nas imensas escarpas emocionantes.

COSTA DA CAPARICA: localizada há mais ou menos 12km de Lisboa, muito procurada pelos esportes aquáticos também, visto que, fica nos arredores de Lisboa e foi também no passado uma vila de pescadores.

ERICERA: dista um pouco mais longe de Lisboa, uns 50km mais ou menos, na Costa do Atlântico é considerada uma “Estância de veraneio” e é rica em explanadas e possui um tema grandioso para os turistas ou seja, boates elegantes, também muito procurada para a pesca submarina. Possui uma universidade do tempo dos Mouros.

PRAIA DAS MAÇÃS: fica há 44km de Lisboa, mas nos arredores de Sintra é fenomenal para a pesca e procurada para divertimentos em “dancing”, boates” e bem como locais para torneios de natação.

SETUBAL: À uma distância de Lisboa em torno de 39km, sendo uma 3ª cidade de maior população de Portugal e considerado ter um dos maiores portos e um dos locais de maior extração de Sal do país e um dos maiores em torno da indústria da pesca. Possuidor de belas praias, como as de Rainha, Outão, Portinho, Galapos e da Figueirinha, e o conjunto de praias de Tróia. Possui um porto grandioso com navios de toda espécie.

SESIMBRA: Localizada há 30km de Lisboa, tem uma praia das mais famosas que proporcionam esportes aquáticos e fica perto da Serra da Arrábida.

Evidentemente Portugal é dotado de imensas praias, e muitas delas não caberiam nestas páginas, mas, fica a mostra dessa beleza inconteste que todos nós brasileiros, portugueses e de outras nacionalidades podemos desfrutar desse paraíso, dessas praias maravilhosas, que a natureza ofertou para o nosso querido e eterno PORTUGAL.

 

Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend