5 de Outubro de 1143: Dia Sagrado da Independência de Portugal

Por Adriano Augusto da Costa Filho

Hoje nós estamos vibrando com o nosso “Querido e Eterno Portugal “, porém os nossos maravilhosos antecessores padeceram muito para que hoje os portugueses possam ter a sua “Pátria Amada” num conceito superior dentro da União Europeia e ter a consideração de inúmeros povos em derredor do mundo e praticamente nos 5 (cinco) Continentes, onde espalhou a sua filosofia, a sua arte, a sua Língua.
Desde épocas milenares, desde os “Celtas” há 4.000 anos, dos “Romanos” a 1000 anos, conseguiram marcar a sua presença em todas as épocas, culminando nos séculos das grandes descobertas mundo afora e após o “Domínio Romano” entraram os “Mouros” povo muçulmano vindo do Norte da África e que no ano 711 D.C. dominaram o território lusitano e expulsaram os romanos.
No decorrer de séculos houve a formação de variados reinos, produto da reconquista dos territórios pelos visigodos, e dai surgiram vários reinos, como da Galiza, Leão, Navarra e Aragão, Castela e PORTUGAL.
Em 1096, em estremecimentos políticos, o Governo do Condado Portucalense e após muitas diferenças políticas entre pessoas de mando no Reino, o Papa aceitou que D.Afonso Henriques lhes prestasse a “Vassalagem direta” e então o Papa Alessandre III reconheceu a independência do “REINO DE PORTUGAL” e em 1179 o Papa Alexandre II através de uma Bula Papal reconhece-se PORTUGAL como Reino Independente.
Todavia, parte da Independência de Portugal veio do Tratado de Zamora, que foi assinado em 1143, revogando o anterior tratado de Tui, isso em 1137 e dai adeio a importância da nova forma do Reino após a vitoriosa batalha de “Ourique” em 1139 com a vitória de D.Afonso Henriques e houve a concordância geral e com Afonso VII que concordou que o “Condado Portucalense” se torna “REINO” e firma-se D.Afonso Henriques como o seu REI.
Hoje nós temos o nosso maravilhoso pais “PORTUGAL” um dos portentos países da “UNIÃO EUROPEIA”, que de sua formação européia fica de frente ao OCEANO ATLÂNTICO mostrando para o Mundo Ocidental e Oriental o que foi e o que é considerado o mais antigo PAIS/ESTADO/NAÇÃO do Mundo Ocidental.
No Dia 05 de Outubro do ano de 1143 foi assinado o Tratado de Zamora, que deu para o ‘Mundo o Maior Pais’ descobridor do Planeta, que deu o Brasil o maior país territorial do Mundo, honra e Glória do nosso “QUERIDO E ETERNO PORTUGAL”!

Por Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend