Escritor português fala da mitologia presente na sua obra em bate-papo em SP

Da Redação

O Sesc Avenida Paulista, no centro de São Paulo, recebe no dia 27 de agosto, terça-feira, o escritor português Gonçalo M. Tavares em um bate-papo com mediação da jornalista Bruna Meneguetti.

Autor multipremiado, Gonçalo é considerado um dos escritores contemporâneos mais relevantes em língua portuguesa. No bate-papo ele fala sobre suas inspirações no folclore lusitano para construção dos personagens de seus mais recentes lançamentos: “A Mulher-Sem-Cabeça e o Homem-do-Mau-Olhado” e “Cinco Meninos, Cinco Ratos”.

As duas obras, recém-publicadas no Brasil, integram a nova série do autor chamada “Mitologias”. A atividade gratuita acontece na Praça da Unidade e é seguida de uma sessão de autógrafos.

Gonçalo M. Tavares nasceu em Luanda, Angola, em 1970. Passou a infância em Aveiro, norte de Portugal, e atualmente é professor na Universidade de Lisboa. Com mais de trinta e cinco livros, publicados em cinquenta países, é um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. Sua extensa produção inclui poesia, contos, romances, peças de teatro e muitas obras que transcendem as simples classificações.

Multipremiado, recebeu honrarias como o Prêmio José Saramago, Grande Prêmio de Romance APE/DGLAB e o Prêmio Portugal Telecom (atual Prêmio Oceanos), e foi vencedor e finalista de prêmios internacionais na Croácia, França, Irlanda, Itália, Holanda e Sérvia.

PUBLICAÇÕES NO BRASIL

A Mulher-sem-cabeça e o Homem-do-mau-olhado

Sinopse: A Mulher-Sem-Cabeça e o Homem-do-Mau-Olhado são dois entre tantos personagens peculiares que habitam esse novo universo criado por Gonçalo M. Tavares: as Mitologias. Enquanto a Revolução, liderada pelo Homem-Mais-Alto, percorre a cidade, diversas narrativas se cruzam, em confrontos entre a lógica e o absurdo, o humano e a máquina, a ciência e o mito.

Cinco meninos, cinco ratos

Sinopse: Enquanto os cinco meninos estão perdidos na floresta, diversos personagens, como O-Homem-Com-a-Boca-Aberta, entram em cena nesse novo universo criado por Gonçalo M. Tavares: as Mitologias. Recuperando as narrativas orais, mas sem abandonar o estilo que o consagrou, Gonçalo alcança uma dimensão de originalidade poucas vezes vista.

SERVIÇO

AS MITOLOGIAS DE GONÇALO M. TAVARES

Bate-papo com mediação de Bruna Meneguetti e sessão de autógrafos

Quando: dia 27 de agosto de 2019

Horário: às 20h (terça)

Onde: Praça (térreo)

Ingresso: Grátis – acesso livre, sujeito à lotação do espaço

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo

Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend