Fortaleza eleita para receber a próxima reunião das Câmaras de Comércio Portuguesas

Da Redação

Nos dias 20 e 21 de Março, aconteceu em Marraquexe a VIII Reunião Anual das Câmaras de Comércio Portuguesas no Estrangeiro, organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), juntamente com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Portugal em Marrocos (CCISPM).

Estiveram presentes na reunião 21 das 52 Câmaras atualmente parte da Rede das Câmaras de Comércio Portuguesas (RCCP).

Também participaram da reunião membros do Governo, como o Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, e Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, com os esclarecimentos prestados relativamente ao efetivo reconhecimento oficial, pelo Estado português, das Câmaras de Comércio Portuguesas no estrangeiro.

Neste âmbito, foi anunciada a conclusão do primeiro processo de reconhecimento oficial, no caso, o relativo à Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa.

Ainda durante a reunião foi renovada, por mais um ano, o mandato da Comissão Executiva da RCCP composta atualmente pelos representantes das Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Portugal em Marrocos, Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa na Alemanha e Federação das Câmaras Portuguesas do Comércio no Brasil.

E também foi eleito pelas Câmaras de Comércio o local da próxima reunião anual, o Brasil. A próxima reunião terá lugar em Fortaleza, no Estado do Ceará, em 2020.

Um dos momentos altos destas reuniões é o da tradicional atribuição dos prêmios “Câmara de Comércio Portuguesa do ano” e “Câmara de Comércio revelação”.

O primeiro visa destacar a Câmara que melhor tenha trabalhado no apoio à internacionalização das empresas portuguesas, na captação de investimento estrangeiro e na promoção da imagem de Portugal durante o ano anterior; o segundo tem por objectivo distinguir o trabalho de uma Câmara com menos de dois anos de existência, durante o mesmo período.

Este ano, o Júri decidiu atribuir o Prêmio de Câmara de Comércio de 2018 à Câmara de Comércio Polônia Portugal e o Prêmio de Câmara Revelação à Câmara de Comércio e Indústria Portugal – Senegal & Africa Oeste.

“A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa dá os parabéns às Câmaras vencedoras, bem como, naturalmente, a todas as outras Câmaras Portuguesas no estrangeiro pelo importante apoio que têm dado às empresas e à economia portuguesa!” divulgou a CCIP.

Ainda esteve em análise no encontro o papel da Rede das Câmaras, os projetos lançados em 2018 e as perspectivas para 2019-20,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend