Portugal está solidário com o “povo irmão do Brasil”

Mundo Lusíada

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal divulgou um comunicado sobre o “trágico” acidente com a barragem em Brumadinho em Minas Gerais, no Brasil.

“O Governo Português está a acompanhar com grande consternação e profundo pesar as notícias sobre o trágico acontecimento ocorrido em Brumadinho, no Estado de Minas Gerais, com muitas vítimas mortais e ainda um grande número de desaparecidos” traz a nota.

“O Governo Português apresenta as suas mais sentidas condolências às famílias das vítimas e manifesta a sua solidariedade para com as Autoridades brasileiras e o Povo irmão do Brasil”.

Nesta terça-feira, o presidente em exercício no Brasil, Hamilton Mourão, comanda reunião ministerial, no Palácio do Planalto, sobre a tragédia causada pelo rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão.

Segundo a EBC, pelo último balanço, foram confirmadas 65 mortos, 279 pessoas desaparecidas e 135 desabrigados. O governo federal anunciou recomendação aos órgãos reguladores para promover fiscalizações, nos estados, observando todas as barragens, que têm ameaças à vida humana.

A medida inclui também a exigência das empresas para imediata atualização dos seus planos de segurança de barragens. Deverá ser criado um grupo de trabalho para atualizar a lei que estabeleceu a política nacional de segurança de barragens.

A orientação é para que os órgãos fiscalizadores avaliem a necessidade de remoção de estruturas próximas às barragens, como forma de resguardar a integridade dos trabalhadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend