Sobrecarregado, Consulado de Portugal em SP suspende novos pedidos de nacionalidade

Mundo Lusíada

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo, o maior do Brasil, suspendeu a recepção de novos pedidos de nacionalidade e de vistos para brasileiros e luso-descendentes, devido à alta procura, até janeiro de 2019.

A informação consta num comunicado publicado na Internet, justificando a decisão com a grande procura e a necessidade de analisar com maior rapidez os processos em andamento.

“Devido ao número crescente de pedidos de serviços deste Consulado Geral, vemo-nos forçados a suspender temporariamente a admissão de novos pedidos de nacionalidade – em São Paulo e no Escritório Consulado em Santos, igualmente sobrecarregado com solicitações” traz o comunicado do órgão.

A pasta, que recentemente recebeu o Dr. Paulo Jorge Pereira Nascimento como novo cônsul, afirma que “apesar de todos os esforços dos serviços envolvidos, esta demanda crescente acaba por provocar, necessariamente, demoras na capacidade de processamento, análise e conclusão dos novos pedidos apresentados”.

A fim de evitar mais lentidão na análise dos processos, o Consulado Geral “vê-se forçado a suspender temporariamente a admissão de novos pedidos de nacionalidade” tanto em São Paulo, como em Santos, onde foi recentemente transformado de Consulado Honorário. A partir de agosto, Santos suspendeu o atendimento presencial no agora Escritório Consular, passando a atender por agendamento prévio e envio de documentação por correio, através do site do Consulado de SP.

“Cientes dos inconvenientes decorrentes desta decisão, estamos certos que contaremos com a compreensão de todos os utentes e pedimos a gentileza de aguardar até ao próximo dia 02 de Janeiro, data em que reabriremos no site as informações sobre os processos de nacionalidade” informa o comunicado.

Segundo o consulado português em São Paulo, os requerentes que, por algum motivo não queiram aguardar, podem dar entrada nos seus pedidos diretamente na Conservatória dos Registros Centrais. As  instruções do Instituto dos Registos e Notariado e demais informações estão na página http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-da/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend