Secretário de Estado participa de sessão de esclarecimento “Diálogos com as Comunidades” em SP

Mundo Lusíada

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro e a Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, estarão na próxima semana em São Paulo.

Dentre as atividades junto das comunidades, as autoridades portuguesas participam de uma sessão intitulada “Diálogos com as Comunidades: Leis Eleitorais + Participação”, no próximo dia 25 de janeiro, na Casa de Portugal em São Paulo (Avenida da Liberdade 602).

Segundo o Consulado Geral de Portugal, a sessão visa reunir mais informação e um maior esclarecimento aos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro, sobre alterações às leis eleitorais, aprovadas em julho de 2018, pela Assembleia da República.

“As novas regras vieram consagrar, entre outras mudanças, o recenseamento automático, e facultativo, dos portugueses no estrangeiro, mas também a possibilidade de os duplos nacionais residentes no estrangeiro serem eleitos para a Assembleia da República; o fim do porte pago para o voto por via postal para as eleições legislativas; e a possibilidade de voto presencial para as eleições legislativas” divulgou o órgão.

Com estas alterações o número de cidadãos portugueses recenseados no estrangeiro aumentou significativamente, permitindo uma ampla condição para a participação eleitoral dos portugueses residentes no estrangeiro.

A sessão “Diálogos com as Comunidades: Leis Eleitorais + Participação” na entidade é abertas a todos os cidadãos.

Antes do evento, acontece um coquetel em recepção ao Secretário de Estado das Comunidades, no dia 25 às 18h30, promovido pela Casa de Portugal de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend