Rio de Janeiro vai se conectar com Ponte de Lima nesta segunda-feira

Por Igor Lopes

Na próxima segunda-feira, dia 8 de outubro, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro vai ser palco, às 18h30, da solenidade de celebração do acordo de geminação entre a cidade do Rio de Janeiro e a Vila de Ponte de Lima, na região do Minho, em Portugal.

Segundo o vereador carioca Paulo Pinheiro, autor da proposta de geminação, a ligação entre a cidade maravilhosa e Ponte de Lima é uma forma de promover uma maior conexão entre os dois países.

“É com muita alegria que celebramos o acordo de geminação entre a cidade do Rio de Janeiro e Ponte de Lima. Afinal, como povos irmãos que são, Brasil e Portugal já dividem muitos laços em comum: idioma, usos e costumes, tradição, folclore, arquitetura, entre outros. Além disso, uma das melhores coisas que herdamos dos portugueses foi o gene da globalização que carregamos no sangue. Talvez inspirado pelo famoso espírito aventureiro e sede de conhecimento do povo português, aproveito os meus mandatos parlamentares para tentar aumentar o intercâmbio entre essas duas pátrias”, defendeu Pinheiro.

Ainda de acordo com este responsável, a assinatura do acordo de geminação permite que essas localidades compartilhem experiências no campo da saúde, educação, cultura, meio ambiente, engenharia, direito, além de outras de interesse dos cidadãos.

“Já temos boas experiências com irmanações anteriores, como a que realizamos com Braga. Com o admirável desenvolvimento na área universitária que eles possuem, já conseguimos intensificar os intercâmbios na área da saúde, setor pelo qual possuo especial interesse devido à minha formação. Isso sem falar nas facilidades para o turismo de ambas as partes”, sublinhou o vereador brasileiro, que realçou ser “lusodescendente com muito orgulho” e que aproveita essa oportunidade para “valorizar as nossas tradições e manter vivo o espírito associativo que os nossos pais e avós trouxeram para o Brasil”.

Recanto português

Ponte de Lima é uma Vila portuguesa localizada no distrito de Viana do Castelo, região do Norte e sub-região do Minho-Lima, com cerca de 5.125 habitantes. É caracterizada pela sua arquitetura medieval e pela área envolvente, banhada pelo Rio Lima. É a Vila mais antiga de Portugal. Foi a Condessa D. Teresa de Leão quem, em 4 de março de 1.125, outorgou carta de foral à Vila, referindo-se à mesma como “Terra de Ponte”.

Ponte de Lima é também sede de um município com 320,25 km² de área e 42.286 habitantes, segundo dados de 2011, subdividido em 39 freguesias. Esse município é limitado a Norte pelo município de Paredes de Coura, a Leste por Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a Sudeste por Vila Verde, a Sul por Barcelos, a Oeste por Viana do Castelo e Caminha e a Noroeste por Vila Nova de Cerveira. Essa Vila é tida como “muito importante” desde a era Romana, possuiu um Palácio da Corte do Reino de Leão, documentado por achados arqueológicos e outros documentos escritos.

“Pretendemos que o nome de Ponte de Lima esteja sempre ao mais alto nível”, afirma Victor Mendes, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, no site do executivo municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend