Governador do Rio busca investimentos em viagem a Portugal

Foto O Governador Witzel, o Presidente da CIP, Dr António Saraiva, e o deputado português Carlos Páscoa.

Mundo Lusíada
Com agencias

Com o objetivo de atrair novos negócios para o Rio de Janeiro, o governador Wilson Witzel está essa semana em Portugal em busca de novos investimentos para o Rio.

Na tarde do dia 02 em Lisboa, o governador esteve com os presidentes da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Antônio Saraiva, e da Câmara de Comércio Luso Brasileira, Clovis Martines. O governador e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Lucas Tristão, e de Turismo, Otavio Leite, apresentaram o balanço dos 180 dias de gestão do governo e se colocaram à disposição para melhorar o ambiente de negócios e estreitar ainda mais os laços com Portugal.

“Vamos desenvolver, junto com a Firjan, um protocolo de trabalho com as empresas representadas pela Confederação Empresarial de Portugal. São mais de 150 mil empresas. Estamos estreitando os laços entre o Estado do Rio de Janeiro e Portugal, fazendo com que os nossos empresários tenham mais oportunidades de negócios, gerando empregos e renda” afirmou o governador.

Witzel também se reuniu com o diretor-geral da Startup Portugal, o engenheiro João Borga, para dar efetividade a um acordo firmado entre o programa Startup Portugal e o Estado do Rio, em 2017. O acordo previa a instalação de uma planta operacional e a implementação de políticas públicas voltadas para a atuação de empresas inovadoras.

“Nós capturamos a criatividade das pessoas e ajudamos disponibilizando espaço, e temos tido alguns sucessos nos últimos anos. Com essa iniciativa, geramos mais empregos. São cerca de 150 empresas incubadoras no país, muitas ligadas à criatividade. E queremos levar essa experiência para o Rio” explicou João Borga.

Também participou do encontro a vice-presidente executiva do Rock in Rio, Roberta Medina, que se comprometeu a potencializar essas estruturas e incubadoras, levando atividades culturais e educativas para esses locais.

No dia 03, o governador foi convidado para participar e fazer o encerramento do 21° Seminário de Verão da Universidade de Coimbra, que teve entre os temas debatidos nos três dias de evento “Criminalidade Trans Estadual” e “Globalização Financeira”.

Também participavam do evento ministros do STF, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes. Vídeos circulam na internet com imagens de protesto de um grupo de estudantes durante o evento em Coimbra, em que estudantes levantaram-se perante a presença dos políticos e gritaram palavras de ordem como “fascistas, golpistas não passarão!”, “Marielle vive!” ou “Lula livre”.

A Universidade de Coimbra é o estabelecimento de ensino superior em Portugal que conta com mais estudantes brasileiros.

Piscicultura no Rio de Janeiro

Com objetivo de atrair recursos estrangeiros para proporcionar oportunidades aos piscicultores e aumentar a produção do pescado em todo o Estado, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), Eduardo Lopes, e o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Vicenildo Medeiros, também embarcaram para a Europa.

Eles vão cumprir uma série de compromissos com entidades internacionais em Portugal, França e Suíça, interessadas em destinar verba para que o “Inclusão que Vem das Águas” (IVA), seja implantado na prática. O projeto IVA tem como principal objetivo a inclusão social e econômica a partir da aquicultura. Espécies como tilápia, rã-touro e camarão serão cultivadas.

A proposta visa, também, alcançar famílias em vulnerabilidade social e econômica gerando cerca de 20 mil empregos diretos e 60 mil indiretos em todo o estado do Rio de Janeiro. De acordo com o presidente da Fiperj, o programa é inovador e fortalece a disseminação de novas tecnologias aos pequenos agricultores e piscicultores, como também a otimização do uso da água na produção de alimentos.

“Essa viagem vai servir para estreitar a parceria da Fiperj com instituições estrangeiras que, entre outros serviços de consultoria, vem auxiliando a fundação na elaboração e captação de recursos para projetos de fomento da atividade em todo o território fluminense” disse Vicenildo Medeiros.

Durante a viagem do governador, Witzel e o presidente da companhia aérea TAP, Antonoaldo Neves, também assinaram uma carta de intenções, na sede da empresa em Lisboa, para tornar o Rio de Janeiro ‘stopover’ de voos vindos do país lusitano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend