Em encontro com Bolsonaro, Embaixador fala da “importância das relações Portugal-Brasil”

O embaixador de Portugal e o Presidente eleito em Brasília.

Mundo Lusíada
Com agencias

Em mais uma semana de trabalho em Brasília, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, teve na quarta-feira reuniões com os embaixadores do Líbano, da Rússia e de Portugal, além de parlamentares e de conversas com a equipe de transição.

O Embaixador de Portugal, Jorge Cabral, afirmou que o seu encontro com Bolsonaro e com o futuro ministro das Relações Exteriores foi “afável” e que foi tratado do peso da relação bilateral entre os países.

Já em São Paulo na noite de quarta-feira, Jorge Cabral falou ao Mundo Lusíada em solenidade no Consulado Geral de Portugal, antes de seguir para um evento da Câmara Portuguesa de Comércio.

O Embaixador falou da visita de cortesia pela manhã com o presidente brasileiro recém eleito, na capital federal. “O presidente foi muito simpático, me recebeu de uma forma muito afável e muito natural” disse Cabral.

“Falamos da importância das relações entre Portugal e Brasil, a importância da comunidade portuguesa aqui e da importância da comunidade brasileira em Portugal, e de todos os assuntos bilaterais que nós temos que tratar em conjunto” comentou ao Mundo Lusíada.

O embaixador disse que o presidente foi receptivo a todos os assuntos em pauta. “Ele recebeu isso de forma muito simpática e disse estar muito ciente da grande importância que Portugal tem para o Brasil, do enorme respeito que Portugal tem pelo Brasil, bem como do Brasil por Portugal”.

Já em São Paulo, Embaixador Jorge Cabral chega ao Consulado de Portugal, recebido pelo cônsul Paulo Nascimento. Foto Mundo Lusíada

O embaixador sublinhou as ações de cooperação dos dois países em áreas como o ensino, ciência e tecnologia, e a expectativa do Governo português de que o Brasil possa colaborar com o projeto de criação do Centro Internacional de Investigação dos Açores e com o fortalecimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“Ele disse que poderia melhorar ainda mais as relações econômicas entre Portugal e o Brasil, que já são importantes, mas que podem ser ainda melhores, não só em termos comerciais como em termos de investimento. Disse-me que o investimento estrangeiro é muito importante para o Brasil e o [investimento] português em particular”, declarou ainda o Embaixador à agencia Lusa.

UE-Mercosul

Questionado sobre as negociações de um acordo de livre comércio entre o Mercosul [bloco econômico fundado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai] e a União Europeia, o embaixador português avaliou que não sentiu resistência por parte de Bolsonaro.

O acordo voltou a um impasse e pode não ser prioridade do próximo Governo brasileiro, segundo declarações recentes de membros da equipa do Presidente eleito.

“Fiquei com a sensação de que o acordo [do Mercosul com a União Europeia] é um assunto que ele [Bolsonaro] ainda não conhece em detalhe e quer conhecer melhor. Quando ele perceber tecnicamente o enquadramento [do acordo] irá perceber a importância que isto terá para a abertura da economia brasileira”, disse Jorge Dias Cabral à Lusa.

Também nesta semana, o primeiro-ministro português assegurou que as relações entre Portugal e o Brasil não se alteram depois da vitória de Jair Balsonaro nas eleições presidenciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend