Verde Gaio “presenteia” público de Santos com festival de folclore fantástico

Nada como um bom palco para um bom espetáculo. E foi justamente em um grande palco que o Rancho Folclórico Verde Gaio, do Centro Português de Santos promoveu neste sábado, dia 1º de outubro, um grande festival do folclore português.

O evento foi realizado no palco do Teatro Municipal de Santos, local amplo que tem capacidade para 600 lugares e estava tomado pelo público que assistiu do inicio ao fim sem diminuir os aplausos, que aliás, foram muitos e muito merecidos pelos sete grupos de folclore mais um grupo de coral.

Na programação seguiu-se a agenda pré-estabelecida com tempo de 15 minutos para cada. Na sequência: Veteranos Apaixonados pelo Folclore (de Santos), Rancho Folclórico Associação Atlética Portuguesa (Santos), Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra (Santos), o anfitrião Rancho Folclórico Verde Gaio do Centro Cultural Português, Orfeão do Centro Cultural Português, Grupo Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande, Rancho Folclórico Típico Madeirense do Morro de São Bento e encerrando o evento esteve o Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo.

Um “craque” no microfone, o diretor do Centro Cultural Vasco de Frias Monteiro foi o apresentador do evento comandando brilhantemente as apresentações dos grupos e controlando seus respectivos tempos nas apresentações.

Na platéia um público excepcional ocupando todos os seiscentos lugares do belíssimo Teatro Municipal da cidade de Santos. E entre o público vários presidentes das casas co-irmãs da baixada, como o presidente do Centro Cultural Português José Duarte de Almeida Alves, que, falando ao Mundo Lusíada, elogiou os grupos e suas performances.

José Duarte explicou que a festa folclórica teve objetivo de marcar (em parte) o cinquentenário do R.F. Verde Gaio, que existe desde 1961 e já esteve por duas oportunidades em digressão à Portugal.

Atualmente com mais de 50 componentes, o grupo conta com a coordenação da diretora de folclore Ana Maria e com o trabalho elogiado do ensaiador aveirense Jorge Manuel de Jesus Pereira, porém contou por muitos anos com o saudoso Luís de Figueiredo, que marcou presença em São Paulo pela sua vivência e paixão pelo e para o folclore português.

E quem “abriga” o Rancho Verde Gaio é uma das entidades luso brasileiras mais representativas da comunidade luso brasileira, trata-se do Centro Cultural Português que é o resultado da fusão oficializada em 2010, entre o Centro Português de Santos e a Sociedade União Portuguesa, dando com isso origem a essa entidade das mais respeitadas no mundo lusófono.

Veja imagens do evento>>

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: