No Brasil, grupo português encerra o jornal “Brasil Econômico”

capa-brasilO grupo português Ongoing, dono no Brasil da Ejesa, proprietária de jornais como “O Dia” do Rio de Janeiro e do portal iG, está tentando vender o “Diário Económico”, o jornal de economia que circula em Lisboa.
Isabel dos Santos, filha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, já estudou a compra do jornal. No entanto, no Brasil, a Ongoing deu fim às operações no país em 17 de julho.
Os motivos, expostos na capa dois dias antes, falam sobre desaceleração econômica, porém a escasses de receita pesou, tanto que o dono do Ongoing, Nuno Vasconcellos e Evanise dos Santos, diretora de marketing do grupo, teríam ido ao Palácio do Planalto, em Brasília, dia 14/07, para tentar convencer Edinho Silva (Ministro das Comunicações do Governo Dilma) a ajudar. Vasconcellos teria adiantado ao ministro que fecharia a publicação se algum auxílio não fosse dado. Ao que parece o ministro não atendeu ao apelo.
Quando foi lançado, em 2009, a crise no impresso já era tema de diversas pautas na mídia. À época, o negócio só foi viável no país por que a família Mascarenhas Vasconcelos, tinha dupla nacionalidade. O impresso chegou em formato berliner, que já era tendência nos principais jornais da Europa, e sob conceito “Credibilidade de quem faz. Credibilidade para quem lê”. “O mundo dos negócios precisava de um novo ponto de vista”, dizia a campanha veiculada no ano do lançamento.
Passados seis anos, o mundo dos negócios foi o responsável pelo encerramento do Brasil Econômico. “O impacto gerado pela forte desaceleração econômica, combinado a uma crescente retração nos investimentos publicitários, nos levou a esta difícil decisão. Obrigado pela confiança de cada um de vocês durante esses seis anos em que estivemos juntos”, explicou o comunicado.
Com o encerramento, pelo menos 36 funcionários das redações no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília seríam [foram] demitidos. Ao levar em conta outras áreas, as dispensas vão chegar a quase 50 cortes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: