Destaques da página “ACONTECE” do Mundo Lusíada digital

Destaques da página “ACONTECE” do Mundo Lusíada digital
*****************************

Assuntos da edição 544:

Família Mendes reunida em Portugal para aniversário
Nesta quinzena a matriarca da família Mendes, a simpática “Dona Celeste” ficou muito feliz por ter recepcionado em Portugal um grupo enorme (106 pessoas) entre amigos e familiares para o aniversário de 50 anos do filho Paulo Mendes que esteve com a esposa Carol e os filhos Veridiana e Pedro Paulo. As comemorações aconteceram entre Algarve e Cascais. Entre os vários eventos realizados (publicado pela imprensa santista) teve até som de DJ e parte dos parabéns para o outro aniversariante, o José Carlos Blanco que completava 54 anos de idade. Nossos parabéns aos aniversariantes e à família Mendes pela iniciativa.

**********************

Adelino Bastos comemora aniversário
Natural de Oliveira de Azeméis (Portugal) o amigo, parceiro e apoiador Adelino Bastos, o pai da Amanda e do Leandro, casado com a Elaine Merighi Bastos, teve bolinho de aniversário logo pela manhã do dia 12 de julho quando o empresário comemorou mais um ano de vida. Mais tarde teve mais comemoração com os pais “Seu Mário” e a “Dona Ana”. Nossos parabéns – saúde e paz!

**********************

Parabéns ao presidente Antonio Carlos Castanheira – O presidente da Portuguesa, Antonio Carlos Castanheira também comemorou aniversário nesta quinzena. Foi no dia 10 de julho que o dirigente da Lusa recebeu muitos cumprimentos pelas redes sociais. Nossos parabéns – saúde e paz!

**********************

Comemorações ao “Dia da Região Autônoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses” pela Comunidade do Morro de São Bento em Santos
No dia 03 de julho a Comunidade Madeirense localizada no Morro de São Bento representada pelo Rancho Folclórico Típico Madeirense, com apoio do Conselho Permanente das Comunidades Madeirenses no Brasil, teve uma agenda repleta com a seguinte programação: Missa em Ação de Graças na Paróquia de Nossa Senhora D’Assunção na Praça São Bento. Execução dos hinos: do Brasil, de Santos, de Portugal e da Região Autônoma da Madeira – no Centro Cultural Esportivo do Morro de São Bento. Apresentação do Rancho Folclórico Típico Madeirense do Morro de São Bento.
Tudo em comemoração alusiva ao “Dia da Região Autônoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses”.

**********************

Edição 543:

Rotary Club de BH e Elos Clube de BH prestam homenagem a Portugal
No último dia 21 de junho o Promotor de Justiça Dr. Marco António Borges, que é também Conselheiro das Comunidades Portuguesas e Vice-Presidente do Centro da Comunidade de luso-brasileiros de Minas Gerais, fez um agradecimento especial para Portugal quando prestou homenagem ao país irmão durante seu discurso falando em nome das entidades citadas, em especial do Rotary Club de Belo Horizonte e do Elos Clube de Belo Horizonte. Nossos parabéns pela iniciativa!!

**********************

Cantor Pedro Leonardo na Casa de Portugal de Campinas
Nesta semana a direção da Casa de Portugal de Campinas, através do seu presidente Vagner Vieira, divulgou imagem mostrando o cantor Pedro Leonardo, que foi prestigiar a Casa para fazer chamadas durante a semana na EPTV regional de Campinas referente as Festas Juninas e Julinas da Casa. As chamadas são para o “Mais Caminhos” – um programa regional da EPTV.

**********************

Ação de alunos da Escola Lamec em favor da Escola Portuguesa de Santos
Numa publicação da escola Portuguesa feita no último dia 24 de junho, a entidade divulgou imagens e um agradecimento especial pela tarde “de muita alegria” vivida no Colégio Lamec com a entrega de certificados de participação aos alunos que venceram a gincana para arrecadar tampinhas plásticas, em favor dos alunos da Escola Portuguesa. “Nossos agradecimentos ao Prof. Camelo, Coordenadora Ivanise, Assistente de Coordenação Priscila, Professores Gilberto e Nanci e a todos os alunos, pela demonstração de amor ao próximo e proteção ao meio ambiente”, escreveu a direção na publicação em uma rede social. Nossos parabéns aos alunos envolvidos e mais pela atitude em prol da Escola Portuguesa.

**********************

Federação do Folclore nomeia novos Conselheiros
O Conselheiro Técnico da Federação do Folclore, José Correia Botelho divulgou esta semana uma nota informando que a Federação do Folclore Português, representação no Brasil, através de seu Conselheiro Técnico em São Paulo, anunciou dois novos membros que a partir desta data fazem parte do Conselho Técnico no Brasil, mais precisamente no CTR de São Paulo. São eles: José Maurício de Paula Soares (JM Paula Soares) e Justiniano Lameiras Macedo. José Correia aproveitou ainda para lembrar que o “companheiro” Ivan Vieira Paim, da Cidade de Ijuí (RS) também faz parte deste seleto grupo de CTRs no Brasil. Sucesso à todos.

**********************

Centro Cultural Português revitalizado
Esta semana o diretor do CCP de Santos, Rogério Afonso publicou imagem do Centro Cultural totalmente revitalizado, embora (ele disse) em constante processo de restauração do seu centenário prédio em estilo neomanuelino, o Centro Cultural Português, no Centro Histórico de Santos (Rua Amador Bueno, 188) merece ser visitado por todos. É um orgulho não só para a comunidade luso-brasileira, como também para toda a população da Baixada Santista.
Já o presidente Jose Duarte Almeida Alves informou que a pedra fundamental foi lançada em 15 de Maio de 1898, data em que se comemorava o quadricentenário do caminho marítimo para as Índias. O edifício foi projetado pelos engenheiros portugueses Ernesto de Maia e João Esteves Ribeiro da Silva, inspirados no estilo manuelino. No dia 02 de Maio de 1899 realizou-se uma cerimônia para a colocação da última telha e a inauguração deu-se no dia 08 de Outubro de 1900.
O edifício é considerado um dos mais belos da Baixada, apenas outros dois mantém essas características no Brasil: Real Gabinete de Português de Leitura, de Recife e o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro.
(Foto de Rogério Afonso Vaz).

**********************

Helena Fraga anuncia seu novo livro “TRANSFORME-SE”
A empresária e escritora Helena Fraga anunciou o lançamento de seu 8º livro “TRANSFORME-SE”, já com data para noite de autógrafos, será dia 24 de junho a partir das 18h30 na Livraria Nobel de Santos. 2º Piso do Miramar Shopping. “Venha tomar um vinho comigo e conhecer meu 8º livro”, escreveu. Sucesso!!

**********************

Rômulo Soares e esposa homenageados no 10 de Junho
Na última sexta-feira (10) foi comemorado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, através de evento festivo na Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro, ocasião em que se celebrou os 150 anos da Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro e a entrega do troféu Martim Soares Moreno a Sannara Diniz Lopes Gondim Barroso e Rômulo Alexandre Soares.
Aconteceu também a apresentação regional do grupo folclórico seguido de jantar e música ao vivo com Davi Valente.

**********************

Comunidade presente na Câmara de Comércio
No evento do “Dia de Portugal” realizado na Câmara Portuguesa de São Paulo, Fátima Macedo (PHM), Antonio Castanheira (Lusa), Antonio de Almeida e Silva (CCLB), Rui Gonçalves (Sampapão), com o diretor do Sindicato de Bares e restaurantes, e também o amigo Antonio Freixo.

**********************

Bom público na Sardinhada no Arouca SP Clube
O Arouca SP Clube realizou mais um almoço no último dia 06 com casa cheia, e teve agradecimento especial nas redes sociais para a TOCATA MINHOTA SHOW pela excelente apresentação no ARRAIAL!
A entidade também já está divulgando a próxima festa, almoço dia 03 de julho, que será em comemoração aos 15 anos, do Rancho Folclórico Português Aldeias da Nossa Terra, veja os detalhes acima na nossa agenda de eventos.

**********************

Casa do Minho do Rio participa do 10 de Junho na Câmara Municipal
No dia 13 de junho a Casa do Minho, representada pelos componentes de seus Ranchos Folclóricos, Agatha e Ricardo, e do seu presidente, o Sr. Joaquim Fernandes, participou da Sessão Solene em homenagem ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O convite foi feito pelos vereadores Carlo Caiado e Teresa Bergher.
Nessa ocasião, foram homenageados o Dr. Flávio Martins, Professor Titular da UFRJ e Presidente do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas, com o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, e o Dr. João Marco de Deus, Cônsul-Geral Adjunto de Portugal, com o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro.

**********************

>>> Autoridades visitam o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no estado do Ceará
O Secretário de Estado da Internacionalização e o Secretário de Estado da Economia, acompanhados do Embaixador de Portugal e da Vice-Cônsul de Portugal em Fortaleza, visitaram no dia 24 de maio o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no estado do Ceará.
————————-
>>> Embaixada divulga números dos Consulados no Brasil
A Embaixada de Portugal em Brasília divulgou nesta semana uma nota mostrando que os postos consulares no Brasil são os maiores emissores de passaporte português em todo o mundo, com aumento de 83% na emissão de Passaporte e de 50% em Cartão de Cidadão.
“O Ministério dos Negócios Estrangeiros fez, recentemente, uma análise comparativa entre os anos de 2020 e 2021 no que se refere à emissão de Cartão do Cidadão (CC) e Passaporte Eletrónico Português (PEP) em toda a rede consular.
O Brasil continua a ser o país que registra o maior número de emissões de passaporte português. Apesar de se manterem, em 2021, os efeitos provocados pela pandemia de COVID-19, assinalamos o facto dos postos consulares no Brasil terem registrado, na globalidade, um aumento muito expressivo de 83,5% nas emissões de documentos de viagem.
A rede consular no Brasil alcançou também um incremento de 50% nas emissões de Cartão do Cidadão, comparativamente ao ano 2020, situando este país no segundo lugar em termos de emissão de documentos de identificação portugueses em todo o mundo.” (Divulgou a Embaixada).
—————————–
>>> Festa à N.S. de Fátima na Casa Ilha da Madeira de São Paulo aconteceu dia 22 de maio
No domingo, dia 22 de maio aconteceu a Festa em Louvor à Nossa Senhora de Fátima na Casa Ilha da Madeira de SP; com início às 12 horas. A programação foi iniciada com missa campal às 15:00 horas. No palco teve apresentação do cantor Roberto Gomes e convidados e Grupos Folclóricos da Casa. O evento teve as tradicionais comidas típicas portuguesas. Foto: Mirandinha Santos
—————————-
>>> CASA DE FADO – Noite de Fados na Casa de Portugal de São Paulo reuniu Glória de Lourdes e Maria de Lourdes
No último dia 19 a Casa de Portugal de São Paulo organizou, em conjunto o “O Marquês Buffet” uma agenda cultura chamada de “Casa de Fado” uma Noite de Fados com apresentação de duas tradicionais vozes do fado em São Paulo: Glória de Lourdes e Maria de Lourdes, que atuaram com os músicos Sérgio Borges e Wallace Oliveira. Abertura foi com serviço de bar e petiscos e na sequência o início do show, programa com preço especial, apenas R$ 40,00. Na foto: Cleide, Maria de Lourdes, o Jaime e o amigo Antonio Freixo.
—————————–

>>> Bacalhau Bom Porto promove a marca em dois eventos de expressão em São Paulo
O pessoal do Bacalhau Bom Porto trabalhou bastante para que a marca ficasse em evidência em dois eventos de expressão em São Paulo. Primeiro foi no Sambódromo no Carnaval 2022, lá no mês de março com um espaço agitadíssimo e que a marca fez um grande sucesso, e nesta semana a Bom Porto reaparece com um estande dos mais elogiados pela grandeza, pela qualidade, e layout, na feira APAS SHOW 2022 que acontece no Expo Center Norte de 16 à 19 de maio.
Parabéns ao pessoal de mkt e a direção pelas iniciativas. Fotos: reprodução

>>>Rotary realiza Fórum no Hotel Recanto São Cristóvão em Campos
O Rotary Club de São Paulo Alto da Mooca, em parceria com o Grupo São Cristóvão Saúde realizou um Fórum nas dependências do Hotel Recanto São Cristóvão, situado em Campos do Jordão.
No primeiro dia, após o jantar, a abertura do evento foi realizada pelo Presidente do Rotary Club de São Paulo Alto da Mooca, Marcelo Najjar Abramo, na sequência, o Presidente/ CEO do São Cristóvão Saúde e membro do Rotary Club Alto da Mooca, Engº Valdir Pereira Ventura, explicou sobre as estruturas e atividades do Grupo, incluindo ações realizadas e projetos em execução. Além dos assuntos discutidos no final de semana, os convidados também apreciaram a culinária local, usufruíram das instalações da Unidade de Negócio do Grupo São Cristóvão Saúde e realizaram passeios pelos principais pontos turísticos da Serra da Mantiqueira. Foto: Valdir Ventura e o Presidente do Rotary Alto da Mooca, Marcelo Abramo, com os governadores de gestões anteriores do Rotary Club de São Paulo.

>>>Vital Vieira Curto completa 82 anos
Uma das figuras mais respeitadas da Comunidade Portuguesa de São Paulo, Vital Vieira Curto, ligado à Portuguesa de Desportos (Museu da Portuguesa), ao Elos Clube, Conselho da Comunidade e diversas entidades culturais, completou 82 anos na última semana (10/05) e teve bolinho de parabéns juntamente com as filhas Kátia e a Carla. Rogamos que fique bem e desejamos sempre muitas felicidades ao amigo Vital.

>>>Banda “Tocata Minhota Show” é opção nas associações de São Paulo
Um grupo já conhecido nas tocatas portuguesas se juntou e formou um novo grupo musical para uma opção de entretenimento nas festas portuguesas. Formada pelo Quim, a Gracinda, Antonio Saraiva, o Luisinho, Jeferson e o Manezinho, a “Tocata Minhota Show” estreou no recente almoço do Arouca SP Clube em 03 de abril – e novamente foi chamado para voltar ao palco arouquense no próximo evento do dia 5 de junho – “o público aprovou, pediu e o Arouca atendeu”. Fica aí a opção.
************************

>>> Autoridades – No evento do Centro Cultural Português de Santos, várias autoridades marcaram presença, o que valorizou imensamente o evento. A deputada Federal Rosana Valle com o Cônsul Geral Paulo Nascimento. Raissa Ribbe e o prefeito Rogério Santos.

>>> 21 de abril – 86 anos da Dona Maria do Céu – Os filhos Márcia e Carlos Rodrigues comemoraram com amigos na noite de 19 de abril em evento da Câmara Municipal. Dona Maria nasceu em Cantanhede, distrito de Coimbra. Muitos parabéns e votos de saúde e felicidades pra ela – uma simpatia de pessoa.

>>> Beneficência de São Caetano – Na última semana o diretor da Benê de São Caetano Flávius Rubira fez palestra (por convite da GE Healthcare) na “Jornada Paulista de Radiologia – 2022” a maior feira de diagnóstico por imagem da América do Sul. O diretor da Benê passou aos presentes sobre sua experiência em upgrade de Ressonância Magnética, realmente um case de sucesso. “Com muito orgulho elevando o nome do Hospital Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul e mostrando que somos muito completos e tecnológicos, com os mais modernos equipamentos e com um corpo clínico de excelência. Foto: Flávius Rubira, António Rubira, Ademir Pardo e Murilo Pardo.

>>> Amigos do Centro Cultural no “Abril em Portugal” – 1- Custódio Tavares Barreiros, Rogério Afonso, Dr. Antônio Joaquim Ferreira Leal, Eduardo Kbça, Alberto Barreiros, Antonio Pires e Alberto de Pinho. 2- Paulo Ribeiro, Andreia Flores Ribeiro, Dina Santos, Maria Lucia de Freitas e Wallacy Rodrigues de Andrade.

>>>Registro em Lisboa com Paulo Cafôfo
O (agora) adjunto da Secretaria de Estado das Comunidades, Paulo Porto fez este registro no último dia 13 de abril mostrando uma reunião/almoço com Paulo Cafôfo, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e os colegas de gabinete da SECP Duarte Caldeira e João Beja. Votos de boa gestão ao grupo. (Foto: divulgação Paulo Porto).

>>>Almoço especial na Câmara Portuguesa
Na terça-feira, 12 de abril, a Câmara Portuguesa recebeu para um almoço especial o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, a secretária de Relações Internacionais da cidade, Marta Suplicy, e o ex-senador Aloysio Nunes. O objetivo do encontro foi estreitar ainda mais as relações de negócios entre São Paulo e Portugal. Estiveram presentes ainda o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento, o presidente da Câmara Portuguesa, Nuno Rebelo de Sousa, a vice-presidente Leila Pigozzi Alves, o CEO da EDP Brasil, João Marques da Cruz, o proprietário do Grupo Tejofran, Antônio Dias Felipe, o Secretário Adjunto de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo, Marcos Augusto Alves Garcia, a proprietária da Casa Araújo Pinto, Clélia Maria Erwenne Araújo Pinto e o sócio proprietário da Leman, Carlos Fernando Muniz Loiola, além do Conselho de Administração da Câmara Portuguesa. (foto: divulgação Câmara Portuguesa).

>>>Teve bacalhau na mensagem de Páscoa – Agradecemos a encomenda do último dia 14 – mensagem diferente de Feliz Páscoa, enviada pela “Bom Porto” nada menos que o melhor bacalhau do mundo e mais pelo gesto da “mensagem” de boa Páscoa com o melhor produto que tem no mercado. Obrigado ao Sr. Sérgio, a Angélica, ao pessoal de marketing e até ao amigo de longa data Rui Costa (assinante do Mundo Lusíada em Portugal). Nossa Páscoa foi melhor. E bacalhau, bacalhau mesmo: é Bom Porto!

>>>Foto no almoço do Arouca: só chefia – Registro feito no recente almoço no Arouca SP Clube (03 de abril) onde estavam alguns líderes associativos. Presidente do Clube Lusitano, Sr. Manuel Mendes, Presidente do CCLB Dr. Manuel Magno Alves e o Presidente da Casa de Portugal de Campinas, Vagner Vieira. Só chefia…. (foto: rede social – Vagner Vieira).

>>>Faixa na Casa Ilha da Madeira mostra apoio à gestão da SECP – Se depender da Casa Ilha da Madeira de São Paulo a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas terá o apoio necessário para trabalhar. O presidente fez questão de exibir a faixa fixada na entidade, externando apoio aos amigos madeirenses: Paulo Porto e Paulo Cafôfo. Foto: reprodução rede social).

>>>Elos Clube de São Vicente realiza almoço lusitano – O Elos Clube São Vicente, uma das unidades elistas mais antigas com sede à Av. 9 de Julho 126 em São Vicente, no litoral de São Paulo, organizou no dia 10 de abril um almoço típico português no ‘Dia de Ramos’ com o “bacalhau à lagareiro”. A entidade divulgou numa rede social que foi um almoço memorável. “Domingo de Ramos, com muito Amor, Amizades, Carinho e Fraternidade, Elos Clube de São Vicente agradece e parabeniza a todos amigos, colaboradores e pessoas do bem que fazem do Elos uma comunidade “ELOS”! (Foto Gilberto Grecco).

>>>Núcleo da Associação Portuguesa de Poetas volta a se reunir
O assinante Adriano Augusto da Costa Filho mandou um registro mostrando uma reunião do Núcleo da Associação Portuguesa de Poetas que é coligado à Casa do Poeta de São Paulo, onde sempre teve músicas brasileiras e portuguesas nas reuniões conjuntas.
Lembrando que a Casa do Poeta de São Paulo (onde o Mundo Lusíada tem vários assinantes), tem como presidente o luso-brasileiro Wilson de Oliveira Jasa e a Diretora Social Gracinda Martins Vasquinho, portuguesa do Minho, como também Adriano Augusto da Costa Filho, que já foi vice presidente (atualmente é o vice de honra), e segue como delegado/coordenador do Núcleo da Associação Portuguesa de Poetas. Com mais de 500 sócios pelo Brasil, a Casa do Poeta de São Paulo foi fundada há quase um século pela poetisa “Colombina” a famosa cantora e poetisa. Já o Núcleo da APP soma cem associados. Suas reuniões geralmente são de cantos musicais com piano, acordeom, declamação de poemas, poesias, danças variadas – inclusive as músicas folclóricas. (foto: Adriano Augusto)

>>>Valdir Ventura é homenageado com a “Medalha 21 de Março”, em Francisco Morato
A cidade de Francisco Morato – da Prefeita Renata Sene – completou 57 anos e, de modo a celebrar a constante evolução em prol da população moratense, foi realizada uma sessão solene comemorativa, ambientada no Paço Municipal da cidade. Dentre os convidados e autoridades homenageadas, estava o Presidente do Grupo São Cristóvão Valdir Pereira Ventura, contemplado com a “Medalha 21 de Março”, pelo excelente trabalho que o Grupo São Cristóvão Saúde vem realizando na Santa Casa da região. Parabéns!!
Foto: O Vice Prefeito Ildo Gusmão, a Prefeita de Francisco Morato Renata Sene, e o CEO do Grupo São Cristóvão Valdir Ventura (divulgação São Cristóvão).

>>> Embaixador de Portugal com o tenista Guga
Na última semana nosso Embaixador de Portugal em Brasília, sempre muito simpático, divulgou mais um daqueles registros com “famosos”. Desta vez pousou numa foto com o multi campeão Gustavo Kuerten, o Guga, Nada menos que tricampeão de Roland-Garros e considerado o maior tenista masculino da história do Brasil. (foto: reprodução rede social – embaixador)

>>> Elos ABC retoma reunião presencial e eventos
Márcia Maria, presidente do Elos ABC recebeu companheiros elistas na última semana de março para a primeira reunião presencial do ano. “Sim, temos novidades, o povo voltou animado”, disse ela confirmando (já) um passeio com um grupo de elistas, será uma visita ao Museu da Língua Portuguesa no mês de maio (dia 21/05) seguido de almoço. Participarão desta confraternização cultural os Distritos 1 (baixada santista) e 2 (São Paulo e ABC). (foto: reprodução rede social)

>>> Helena Fraga escreve artigo sobre autismo no mês da conscientização do autismo
Abril é o mês de conscientização do autismo no mundo. O mês azul foi escolhido pela ONU – Organização das Nações Unidas, pois o transtorno atinge mais pessoas do sexo masculino.
Este foi o tema da escritora, empresária e mãe do João. Como ela mesma diz: “Convivo com um adorável e sedutor autista há 27 anos, o João. (…) acredito que só o amor pode ser acolhedor e que a união das mães possa levar a um lugar maior que é o de que todas as crianças sejam respeitadas independentemente do seu peso, cor, altura ou dificuldades”, disse.
Clique aqui >>> para ler o artigo na íntegra.

>>> Festa da Vindima da Casa de Portugal de SP
Marcando a retomada dos eventos, aconteceu no último dia 26 de Março a Festa da Vindima na Casa de Portugal São Paulo, com participação do Grupo da Casa pelo qual o público pôde apreciar o colorido folclore de Portugal e dançar com os componentes na festa pós-pandemia.
Como é tradicional teve distribuição de cestas de uvas para os presentes, a vindima com a colheita e a pisa da uva, o farnel e a elogiada apresentação do Grupo Folclórico da Casa de Portugal, além dos quitutes da culinária lusitana.
Boa presença também de componentes do Grupo Folclórico Os Lusíadas que vieram de Maringá no Paraná especialmente para a Vindima em São Paulo. “Foi uma festa regada a muitos sorrisos, aplausos e divertimento. Após mais de 2 anos de pausa, já era tempo de voltarmos a nos encontrar e apresentar um pouco do Folclore de Portugal. Agradecemos, de modo particular, aos nossos amigos de Maringá do Os Lusíadas, que vieram prestigiar e participar dessa festa”, divulgou a entidade numa rede social.
A vindima existe especialmente por conta da colheita da uva para a produção de vinho. Na Festa das Vindimas, é possível degustar e comprar vinhos, se deliciar com a gastronomia portuguesa e prestigiar atrações de músicas e danças tradicionais, conforme lembrou o Os Lusíadas.

>>>>> Ajude o Lar da Provedoria Portuguesa para manter os serviços aos idosos carentes – O Lar da Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo, uma instituição sem fins lucrativos, que hospeda e cuida de idosos carentes, vive um momento bem difícil por conta da pandemia e pede contribuição financeira para manter o funcionamento da instituição.
As contribuições podem ser realizadas através de operação bancária para: Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo.
CNPJ: 62.662.077/0001-84
Banco: 237 – Bradesco Agência: 2749 – Jardim Tremembé
Conta corrente 7990-1
Você pode conhecer mais sobre o trabalho e avaliar o que é feito pelo site
www.provedoria.org.br

>>>>> Festa de São Martinho no Gebelinense, casa cheia – No domingo, dia 13 de março a Comunidade Gebelinense de São Paulo realizou mais uma grande festa, com casa cheia (como sempre) e presença de muita gente das várias casas co-irmãs de São Paulo, além do Cônsul Geral Paulo Nascimento e do Cônsul Adjunto Jorge Marques. O evento foi a “Festa em Louvor a São Martinho”, com cardápio bem variado incluindo o bacalhau a São Martinho. Parabéns ao presidente Franklin, o popular Anterinho. (foto: Mirandinha Santos)

 

>>>>> Arouca São Paulo Clube comemorou 43 anos – Fundado no Dia da Mulher, em 08 de março de 1979, e atualmente presidido pelo folclorista Antonio Carlos Fernandes, o popular “Toninho”, a diretoria do Arouca SP Clube realizou dois eventos, como acontece tradicionalmente, para comemorar seu aniversário de fundação. No dia 03 de março, uma quinta feira, teve “sessão solene” na sede do clube, e no domingo, dia 06, também no salão de festas do clube, um almoço com apresentação do folclore da casa, marcando assim as festividades deste ano. Destaque para as muitas homenagens prestadas na solenidade, para várias pessoas que se destacaram não só na casa mas na comunidade, como foi o caso da funcionária do Consulado Margarete Paterno. Também pela presença do Cônsul Geral Paulo Nascimento e do Cônsul Adjunto Jorge Marques. Parabéns ao atual Arouca, membros da diretoria, Conselho e arouquenses de São Paulo. (Foto: Mirandinha Santos)

________________________

>>>Grupo Trasmontano faz doação de 200 mil ao Lar da Provedoria Portuguesa de São Paulo
No mês de fevereiro de 2022 o Grupo Trasmontano, sob presidência do Sr. Fernando José Moredo, fez mais uma doação (em dinheiro) para o Lar da Provedoria Portuguesa, no valor de R$ 200 mil reais. “Precisamos agradecer muito esta ajuda porque a Provedoria estava numa situação muito difícil”, comentou o 1º provedor Oscar Ferrão, ao Mundo Lusíada.
Ele também enalteceu o trabalho de intermediação feito pela diretora do Lar, Teresa Morgado. “Todo nosso agradecimento à Dona Teresa e à Direção do Trasmontano que aceitou o argumento”.
Lembrando que o Lar recebeu ajuda do Estado português no ano de 2021, para este ano foi enviado o pedido, mas ainda sem resposta. Atualmente a instituição atende 28 idosos. As contribuições podem ser realizadas através de operação bancária para: Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo. CNPJ: 62.662.077/0001-84
Banco: 237 – Bradesco Agência: 2749 – Jardim Tremembé.
Conta corrente nº 7990-1
Saiba mais em:
www.provedoria.org.br

>>>Associação Portuguesa de Desportos fecha parceria com investidores
Em meados de fevereiro a Lusa do Canindé divulgou nota mostrando uma nova parceria entre o clube e investidores. Precisamente entre a Associação Portuguesa de Desportos, a Euro17, e o ex-jogador Bebeto. Segundo a Lusa, a nova parceria reúne o talento de um grande ídolo do futebol mundial, a credibilidade de uma empresa em pleno crescimento no setor financeiro e capacidade administrativa, e o grupo visa a atração de novos investimentos para a reestruturação e o resgate da tradição de um dos clubes mais importantes do futebol brasileiro. Na foto, da esquerda para a direita estão o tetracampeão da Seleção Brasileira Bebeto, o CEO da Euro17 Marcelo Carvalho e o Presidente da Lusa Antonio Carlos Castanheira. (foto: divulgação Portuguesa).

>>>Passeio com integrantes da comunidade de Santos
No último dia 1º de março a amiga de Santos Fátima Duarte Alves (esposa do presidente do Centro Cultural, José Duarte) fez uma postagem mostrando um passeio de um grande grupo a São Paulo, onde visitaram o Museu da Língua Portuguesa, visita e almoço no restaurante Cais do Porto (da amiga Teresa Morgado). Fátima Duarte também registrou que “tudo foi perfeito” mas a volta foi “inesquecível”, porque houve relatos da vida de cada um, “e é claro com muita brincadeira… difícil descrever, foram momentos que jamais esqueceremos!”, disse. “Temos que repetir sempre, afinal a vida e a felicidade é isso, viver intensamente cada momento. Obrigada a todos! Amei cada momento que vivemos hoje”, completou. Parabéns pela iniciativa.

>>>Portuguesa Mónica Sousa recebe prêmio “The Extra Mile”
A cidadã portuguesa Mónica Sousa, filha do Vice-Presidente da Casa de Portugal de São Carlos, Paulo Sousa Palo, recebeu nesta quinzena o prêmio “The Extra Mile”, atribuído pelos seus colegas do “Blackpool Teaching Hospitals – Unidade de Avaliação de Fragilidade”.
Na atribuição do prêmio, os colegas da Unidade descreveram Mónica como “sempre acessível, sorridente e sempre pronta para apoiar a equipe de plantão”. Eles acrescentaram “A Mónica tem um jeito adorável com os pacientes”. Por sua vez, Mónica comentou: “Estou muito agradecida por este prêmio. No entanto, não poderíamos ter alcançado tanto nos últimos meses sem o apoio de cada membro da equipe”. Blackpool é uma grande cidade e estância balneária em Lancashire, Inglaterra, situada à beira do mar da Irlanda. O português de São Calos, Paulo de Sousa Palo (na foto menor), pai da homenageada escreveu: “muitos parabéns Mónica Sousa. Um orgulho para todos nós!!! Bem Haja!”

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: