A importância da publicidade que move o mundo globalizado

A publicidade não é vista pelas grandes empresas como “gasto”, longe disso. Se não, não seriam “grandes”. O conceito bem básico do mercado caracteriza a publicidade como um importante investimento, nem que seja apenas na marca, e não propriamente na questão da venda de algum produto.
A mídia, de modo geral: televisões, rádios, jornais, portais e sites, revistas, pequenos informativos dirigidos, etc; se mantém justamente com as exposições de empresas que acreditam em tais veículos, em seus conteúdos, nas pessoas por traz daquele projeto, e em suas variações de: classe, tipo de público, penetração em um determinado setor, audiência, enfim, são vários os fatores que qualificam determinadas mídias.
Independentemente do produto, a publicidade mantém a comunicação viva e ativa. Move, incentiva e faz crescer este universo da comunicação espetacularmente globalizado com a Internet e a grandeza das redes sociais, onde todos estão e quem não está, pode se dizer que está fora do mundo social e econômico.
E a propaganda não é entendida apenas e simplesmente como a inserção de anúncios das empresas nos veículos. Se diz que a propaganda informa, qualifica, esclarece muito mais que um simples interesse comercial, porque a divulgação das ações dos governos, por exemplo, também é uma forma de externar ao público o que ele faz de melhor, divulgando seus serviços e orientando gente de toda classe, seja na esfera municipal, estadual como na federal. E isso engloba informar pessoas sobre assuntos da saúde, educação, segurança e mais uma infinidade de coisas que a gestão pública faz. Não é a toa que a maioria dos governos federais (sérios) fazem de tudo para manter agências de comunicação oficiais com qualidade para divulgação de suas ações disponibilizando áudios, vídeos, fotos e textos que, normalmente, podem ser utilizados pelos veículos de informação (exemplos como no Brasil, a Agência Brasil e em Portugal a Agência Lusa.
Já os governos municipais e estaduais utilizam agências de comunicação, de publicidade, também as assessorias de imprensa, para disseminarem suas ações em determinados mercados. Tudo isso engloba o gigantesco mundo do marketing.
Tanto na questão comercial como na informativa, a propaganda promove e traz mudanças expressivas numa sociedade, influenciando a população, mudando conceitos, fazendo crescer o nível cultural, promovendo crescimento econômico e social e, portanto, melhorando o nível de vida dos cidadãos.
Se mais ou menos influenciadora numa sociedade, nem vem muito ao caso, o certo é que a propaganda comercial e ou informativa, tem uma importância muito grande na vida das pessoas, sendo capaz de mudar, pela força da informação, a vida das pessoas, uma sociedade e o mundo.
Um outro tipo de propaganda são esses materiais produzidos por empresas como a nossa “RVR Publicidade”. Catálogos, folders, folhetos, mala-direta, banners, fachadas, e até os informativos e as revistas periódicas. Um tipo de publicidade bastante importante na vida de empresas preocupadas em disseminar seus produtos e serviços em determinadas regiões.
Enfim, o universo da comunicação e do marketing é muito grande, muito influenciável, que movimenta muita gente e muito dinheiro, além de empregar e melhorar a condição de vida das pessoas.
Pense nas melhores possibilidades para si, para sua empresa, seu comércio, seu produto, e saiba utilizar o que há no mercado para melhorar o próprio mercado, inclusive o seu próprio.
Odair Sene, editor de mídia impressa (fundador do Jornal Mundo Lusíada) e sócio proprietário da RVR Publicidade, fundada em setembro de 1999.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend